Dez pessoas foram presas na Região do Lago de Tucuruí, acusadas de tráfico de drogas e associação ao tráfico nas cidades de Breu Branco, Tucuruí, Goianésia do Pará e Região Metropolitana de Belém durante a Operação Fauda, que em árabe significa caos. Deflagrada na manhã de quinta-feira (12), pela Polícia Civil do Pará, a operação teve como alvo o cumprimento de 11 mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, relacionadas a suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas nos municípios citados, tendo como origem Breu Branco.
Durante três meses a investigação apontou que havia uma conexão entre traficantes do lado de fora e de dentro do Centro de Recuperação Regional de Tucuruí (CRRT) para o fornecimento, entrega e comercialização de drogas. Em vistorias nas celas do CRRT, nos meses de outubro e novembro, os policiais apreenderam diversas porções de drogas, aparelho celulares e até armas brancas de fabricação caseira.
Na Operação Fauda, os policiais contaram com a participação do Núcleo de Apoio à Investigação e a ação resultou na prisão de 10 pessoas, das quais quatro mulheres e um agente prisional. Todos os mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Em Goianésia uma mulher foi presa com 38 mucas (porções) de maconha.
Nas buscas, a Polícia Civil apreendeu mais materiais relacionados ao tráfico de drogas que serão analisados pelos policiais civis a partir da próxima semana.
Participaram da operação os policiais civis da Diretoria de Polícia do Interior, da Superintendência de Tucuruí, da 15 Seccional Urbana de Tucuruí, da Deam de Tucuruí e das Delegacias de Tailândia, Goianésia, Breu Branco e Novo Repartimento.
(Antonio Barroso)