Guarnições de Combate a Incêndios Florestais (CGIFs), da Base de São Félix do Xingu, no sul do Pará, realizam operações de combate a incêndios florestais em duas vilas do município. As operações para combater os focos de incêndios registrados nessas áreas, localizadas nas vilas Clariane e do Macaco, distantes aproximadamente 45 e 55 km, respectivamente, do núcleo urbano de São Félix do Xingu, começaram nesta quarta-feira (1º).
As ações fazem parte Operação Fênix 2021, de combate às queimadas no Pará. Na ação, as guarnições, compostas por 10 bombeiros militares, percorrem as localidades combatendo o fogo na mata, com apoio de duas viaturas e vários equipamentos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a ocorrência de chuvas rápidas na região nos últimos dias ajudou a diminuir o fogo. Mas, de acordo com o subtenente BM Mateus Cacis Salomão, especialista em combate a incêndios florestais, as precipitações não apagam totalmente os focos, daí a necessidade de deslocamento aos locais onde as chamas resistem.
Ele explica que, nem sempre, o GPS indica incêndios florestais. “Às vezes são falsos focos, por isso há necessidade de confirmação no local”, ressalta o bombeiro.
O subtenente informa que a região onde estão ocorrendo os incêndios é uma área de vegetação com difícil acesso, portanto, merece uma atenção maior da corporação. Durante a operação, as guarnições também realizam ações preventivas a incêndios florestais, com a distribuição de material informativo fornecidos pela prefeitura local, a fim de reduzir os focos de calor na região.
Tina DeBord – com informação do Corpo de Bombeiros
Fotos: Corpo de Bombeiros