Ação conjunta investiga pessoas envolvidas em licitação para compra de livros didáticos e a contratação de salas de aula móveis de inglês para alunos da rede pública.
A Receita Federal do Brasil, o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram nesta 3ª feira, 24/05, a Operação Lessons, para desarticular esquema fraudulento de licitação que visava desviar recursos públicos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), em prefeituras do estado do Pará.
Buscas estão sendo efetuadas nas empresas envolvidas na fraude, nas residências dos sócios responsáveis pelo esquema e nos órgãos públicos investigados. Foram expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal Criminal do Pará 17 mandados de busca e apreensão, 3 mandados de prisão preventiva, 3 mandados de prisão temporária e 8 mandados de condução coercitiva. A Justiça Federal decretou também o sequestro de bens móveis e imóveis dos responsáveis pelo esquema. Participam da operação 9 servidores da Receita Federal, 13 da Controladoria-Geral da União e 73 da Polícia Federal, nos municípios de Belém, Marituba, Tomé Açu e Vitória do Xingu, no estado do Pará.
A partir de informações dos relatórios da CGU e da Polícia Federal, que apontaram fortes indícios de fraude em processos de licitação, bem como na execução dos serviços contratados pelas prefeituras, a Receita Federal do Brasil apurou, com base na análise das informações fiscais dos contribuintes envolvidos, elementos que fortaleceram as suspeitas da fraude.
Entenda o caso:
Empresa recém-constituída era contratada por meio de processo de inexigibilidade de licitação para o ensino de inglês em salas de aulas móveis e para o fornecimento dos livros didáticos que seriam utilizados nas aulas.
As prefeituras envolvidas realizavam pagamentos à empresa contratada, mas os serviços eram prestados de forma precária e os livros didáticos eram vendidos às prefeituras a preços exorbitantes.
Apurou-se que de dez/2014 a dez/2015, as prefeituras pagaram à empresa contratada cerca de 10 milhões de reais.
O montante desviado tem relação direta com a arrecadação tributária, uma vez que as investigações da Receita Federal revelaram elevados índices de sonegação de tributos.
Representante da Receita Federal participará de coletiva à imprensa inicialmente prevista para as 10h desta terça-feira na sede da Superintendência da Polícia Federal em Belém/PA, quando detalhes e resultados parciais da operação serão fornecidos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Receita Federal no Pará
1 comentário em “Operação LESSONS: Receita Federal investiga desvio de recursos públicos e sonegação de tributos em processos licitatórios no Pará.”
AFINAL KD VCS DA POLICIA FEDERAL, MINISTERIO PUBLICO TCU ETC VAO APARECER AQUI EM CANAA DOS CARAJAS, ONDE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TA MAIS RICA QUE O ANUAR.