O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) divulgou, na noite de ontem (12), o balanço parcial do segundo final de semana da Operação Verão 2020. Segundo os dados, foram registradas até o início da noite 963 autuações em todo o Pará, sendo mais de 300 registros relacionados a excesso de velocidade, captados pelos radares portáteis.
De acordo com o Detran, 230 agentes de educação e fiscalização estão atuando na operação, distribuídos em 35 municípios para garantir a segurança viária dos veranistas. O trabalho consiste em ordenar o fluxo nas estradas e acessos aos balneários, além de assegurar o cumprimento das medidas de enfrentamento da Covid-19, conforme decreto estadual e as diretrizes dos municípios.
O balanço apresentado mostra que, entre as infrações mais comuns cometidas pelos condutores e autuadas pelos agentes, estão: o não uso do capacete por motociclistas, transitar com o farol apagado nas rodovias, veículo com licenciamento anual em atraso e condutor dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os agentes de fiscalização também estão empenhados na Operação Lei Seca, que tem como objetivo combater a combinação nociva entre álcool e direção.
No total, 31 condutores foram autuados por dirigir sob influência de álcool. Segundo o órgão, em nove condutores o nível de álcool ultrapassou 0,34mg/l, configurando crime de trânsito e não mais uma simples infração. Os infratores foram presos em flagrante; seis dessas prisões aconteceram em Salinas e três em Barcarena.
“Nosso trabalho é reduzir os riscos, fazer com que as pessoas cheguem ao seu destino com segurança. Por isso, a tolerância é zero em relação à alcoolemia. A equipe de Educação do órgão faz o trabalho preventivo, de conscientização dos condutores, que, em muitos casos, dá resultado, com as pessoas respeitando a lei. Mas, quando isso não acontece, entra em ação nosso time da fiscalização, que atua com o rigor necessário para preservar a integridade física de todos que estão nas vias,” observa o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.
As blitz educativas são realizadas nos locais de maior concentração de pessoas no veraneio, como Mosqueiro, Salinas, Marabá e Santarém. Segundo o Detran, nas ações é feita a orientação quanto aos principais fatores de risco no trânsito, como excesso de velocidade, o não uso do capacete, não uso da cadeirinha para crianças, alcoolemia e a combinação direção e celular, entre outros.
Além disso, também é feito o controle dos protocolos sanitários de segurança em decorrência da Covid-19. O balanço apresentado mostra que, nos últimos três dias, seis acidentes foram registrados na rodovia BR-316, apenas com danos materiais; um acidente em Salinas, com a vítima sendo encaminhada para atendimento no hospital; e um acidente em Tucumã, no sudeste do estado, com vítima fatal.
Ainda não entrou nas estatísticas do órgão o acidente registrado no final da tarde de ontem, em Santana do Araguaia, no sul do Pará, onde uma pessoa morreu na capotagem de um veículo. A atuação dos agentes do Detran na Operação Verão vai até 3 de agosto, com fiscalização e trabalhos educativos nas vias de acesso aos principais balneários da Região Metropolitana de Belém e dos municípios do interior. (Tina Santos – com informações da Agência Pará)