Via Parsifal 5.0 de Parsifal Pontes em 06/04/11
A Polícia Federal desencadeou, ontem, juntamente com a Controladoria Geral da União e a Receita Federal, a Operação Dejavu 2, que já prendeu 16 pessoas no Paraná, Acre e Mato Grosso. A operação visa investigar malversação de recursos públicos praticados por organizações da sociedade civil de interesse público, as OSCIP’s.
Segundo a PF e a CGU, algumas OSCIP’s´s estariam desviando recursos públicos em favor dos seus dirigentes, através de simulações de contratos e prestação de serviços que não ocorriam. O montante até agora apurado de desvios estariam em torno de R$ 200 milhões.
As OSCIP’s viraram moda no terceiro setor, popularizando-se por uma licenciosidade equivocada: alguém inventou que elas poderiam manejar recursos públicos sem se submeter à legislação de contabilidade pública ou à lei das licitações.
Se em obedecendo os dois institutos acima, já há facilidades em desvios, imagine-se sem observa-los.
8 comentários em “Operação Dejavu 2: OSCIP’s na mira”
Todos temos o direito se solicitar à prefeitura cópia do processo licitatorio desta empresa, como se deu, qual a modalidade de licitação aplicada, se os documentos são todos verdadeiros ou não. Qualquer cidadão pode fazer esta solicitação e a prefeitura tem a obrigação de fornecer as informações solicitadas. Vamos verificar se foi obedecido o principio da legalidade, impessoalidade, economicidade…
Enqto ao prefeito Hernandes é esse perfil mesmo, eu mando, eu faço e ninguem desfaz!! É isso que o darci (que era o prefeito) gosta e PRONTO!
Ao Amigo Ptista cansado de esperar,
Muito relevantes suas colocações, em especial, num momento em que a operação “já” aterrissou em Pebas.
A.Rosamirar
Bom Dia!
Caro Zé Dudu, venho respeitosamente pedir que poste estas considerações:
Caros companheiros petistas, depois de tantas discussões conseguimos fazer a tão sonhada mudança do Secretario municipal de saúde, acreditando SER a melhor opção para melhorar as condições de SAÚDE. Depois de 40 dias de mudanças, vamos refletir um pouco:
1º Qual o ganho para o PT de ter escolhido a dupla Alex Ohana e Vidinha – para Ser os gestores . “VIDINHA” como é chamado pelo prefeito , acredito que este nem conhecia PARAUAPEBAS.
2º Cadê os cargos comissionados das pessoas que foram exonerados? Quem de nós fomos contemplado com estes cargos para compor a “NOVA equipe da SAÚDE”. Até agora depois de muitas insistências felizmente o companheiro BETO – conseguiu arrancar um cargo e sua função nem ele mesmo sabe, pois foi para ser Diretor Administrativo e hoje é comandado pelo Srº Hélio do setor de compras. Alguém de nós conhecia o Hélio?
3º Contratação de 01 OCISP – para administrar o HMP – Escolhida pelo Segundo PREFEITO, Srº Hernandes , sem transparência , na calada da noite – O povo quer ter acesso a este “CONTRATO”
4º Quem de fato será beneficiado com administração do HMP – por esta OSCIP, BEM VIVER – SEM FINS LUCRATIVOS, inclusive está envolvida em desvio de recurso público no Maranhão. Alguém já teve curiosidade de perguntar, qual a taxa de administração, e quanto seus testa de ferro estão levando. Será que 01 Advogado, 02 administradores, médicos, farmacêuticos, psicólogos, escritório montando no prédio no centro da cidade , saíram do Maranhão para cá em prol da melhoria da qualidade dos serviços de saúde do município?
5º Dos funcionários públicos, até agora só ouço reclamações e clemência que acabe logo este mandato , nem sequer estão tendo DIREITO de se pronunciar por que o Dr. Advogado… diz em alto e bom tom, que têm carta branca do prefeito para devolver ao secretaria de administração Luiz das Telhas os funcionários que tenha qualquer atitude de discutir, perguntar, argumentar sobre a metodologia de trabalho . Por tanto, ouça um conselho fiquem de BOCA CALADINHA se quiser continuar no HMP.
Será que na avaliação dos dois prefeitos; Darcy e Hernandes e da dupla “Ohana e Vidinha” no município, não há profissionais para administrar o HMP? Mesmo tendo passe livre pra comprar, contratar, mudar o que bem entender e com todo apoio das duas duplas que hoje se resumi a gerir a saúde. Quem se arrisca a um palpite dos salários dos testa de ferro da BEM VIVER?
Será que nós do Partido, Câmara Municipal, Conselho Municipal, Ministério Público,teremos acesso a este contrato ? Para saber o que de fato está contemplado no “PACOTE”?
Afinal ninguém fiscaliza e nem defende o que não conhece.
O estrago já chegou no hospital municipal, pelo menos para os funcionários contratados; a “Bem viver” já anunciou redução de salários e aumento da carga horária. Sem dúvida, esta é a manobra de desvio de dinheiro público mais explícita da história de Parauapebas. Só nos resta suspirar a imaginar como seria se a justiça chegasse ao sul do Pará…
Darci deixa um rastro de pólvora por onde passa, agora essa OSCIP pode ser a gota dágua. Faça não!
Sertamente é por essa razão que a BEM VIVER veio para o hospital Municipal de Parauapebas,sem ser anunciada no conselho de saúde.Será que vai rolar Milhôes… desviados?
Podem ficar tranquilos.
Essas investigações não chegam a Parauapebas.
O Ministério Público também não chegará a Parauapebas.
Podem ficar tranquilos.
O Darci já pode até voltar para o Município pois não há nenhum mandado de prisão expedido….ainda!!!
Podem ficar tranquilos.
ZÉ DUDU, SERÁ QUE DEPOIS DISSO AINDA HÁ DÚVIDAS SOBRE A PERPETRACAO INFAME EM QUE A PREFEITURA ESTAVA SE ENVOLVENDO? PATROCINADA POR QUEM?