Em quatro dias de operação, a "Topázio 5" já interditou 26 farmácias na região sudeste do Pará. Nesta quinta-feira (26), o município alvo da ação é Parauapebas. Seis estabelecimentos foram lacrados na cidade. Duas pessoas foram presas.
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará, Daniel Costa, as irregularidades encontradas nas farmácias da cidade são as mesmas detectadas em outros municípios da região. ‘Condições sanitárias inadequadas, venda de medicamentos sem prescrição médica, remédios falsificados e contrabandeados e ausência de farmacêuticos foram irregularidades encontradas em todos os municípios que visitamos: Jacundá, Curionópolis, Canaã dos Carajás e agora Parauapebas’, explicou.
Somente hoje, 30 estabelecimentos foram vistoriados em Parauapebas. ‘Temos no total 60 listados aqui na cidade’, completou Daniel Costa. Uma das farmácias vendia medicamento para impotência sexual, sem autorização. O proprietário do local foi preso. Seis farmácias foram fechadas no município e agora a ação se concentra na Serra dos Carajás.
As equipes continuam os trabalhos amanhã, mas o local ainda não foi definido. ‘Vamos fazer uma avaliação e decidir se continuamos em Parauapebas ou seguimos pra algum outro município da região’, informou o presidente do CRF Pará.
A operação é realizada pelo Conselho Regional de Farmácia do Pará, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, que atua com NOE (Núcleo de Operações Especiais) e GOC (Grupo de Operações com Cães).
Fonte: Portal ORM
[ad code=3 align=center]