Cerca de 600 alunos atendidos pela organização social De Peito Aberto (DPA) receberam, ao longo desta semana, novos materiais. A iniciativa, que conta com o patrocínio da Vale via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, atende desde outubro de 2021 crianças e adolescentes de Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás que praticam gratuitamente as modalidades esportivas de futebol de campo, futsal e handebol.
Os alunos receberam, de forma gratuita, kit com camisa, short e meião para utilização durante as atividades do projeto. O aluno Wolf Alves Guimarães, de 8 anos, residente de Marabá, aprova o “Esporte na Cidade Norte e Nordeste”. “O projeto é bom demais. Eu tenho muitos amigos aqui e estou muito feliz. Eu gosto de vir para as aulas para ser goleiro. O professor me incentiva muito. O projeto é muito bom e muito legal”, disse.
Com as aulas realizadas no contraturno escolar, o “Esporte na Cidade Norte e Nordeste” tem como objetivo que a atividade esportiva não interfira no rendimento escolar e gere impacto social positivo para todos. Além dos benefícios da realização de atividades físicas e do aprendizado de uma nova modalidade, o projeto pretende levar integração social, disciplina, educação e lazer orientado para os alunos.
Em Canaã dos Carajás, a Dona Maria de Lurdes, mãe da aluna Adriele, vê o “Esporte na Cidade” como uma oportunidade para a filha se integrar e fazer novas amizades. “Eu acho o projeto muito bom, pois desde criança ela aprende os esportes. É o primeiro ano que moramos em Canaã dos Carajás e o projeto é uma grande oportunidade para o desenvolvimento dela. Adriele gosta muito.
O “Esporte na Cidade Norte e Nordeste” é realizado pela DPA, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da Vale. A iniciativa atende 200 alunos em Marabá com a prática de futebol de campo, no Estádio Roldeirão. Em Parauapebas são 260 alunos que também praticam futebol de Campo, na Arena Nova Carajás. Já em Canaã dos Carajás, 140 alunos praticam futsal e handebol em duas escolas do município: Escola de Ensino Infantil e Fundamental Adelaide Molinari e na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Luís Carlos Prestes
As Prefeituras Municipais de Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás apoiam o projeto por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e da Secretaria Municipal de Educação, respectivamente. Em Parauapebas, a iniciativa conta também com apoio da Associação de Moradores do bairro Nova Carajás.
De Peito Aberto
Fundada em 2006, a De Peito Aberto já atendeu mais de 30 mil beneficiados por meio de projetos incentivados. A organização social, atualmente, está presente em três regiões do Brasil: Norte, Nordeste e Sudeste. São atendidas pela DPA crianças e jovens do Pará, da Bahia e de Minas Gerais.