Órgãos federais reforçam segurança para evitar confronto entre garimpeiros e indígenas Xipaia no Pará

Ação conta com a Polícia Federal, ICMBio, Força Nacional, Ibama e Funai que se deslocaram para o território Xipaia, que fica há 400 km de Altamira.

Continua depois da publicidade

Após a denúncia da invasão de garimpeiros feita nas redes sociais por indígenas da comunidade Xipaia, equipes da Polícia Federal, ICMBio, Força Nacional, Ibama e Funai se deslocaram para a aldeia, localizada a cerca de 400 km do município de Altamira, no sudeste do Pará.

A ação busca reprimir atentado aos direitos da comunidade indígena Xipaia e infrações a crime ambientais. Os órgãos federais mantêm trabalhos ostensivos na região de Itaituba, Altamira, Novo Progresso e São Félix do Xingu, na operação Guardiões do Bioma.

Segundo a Polícia Federal, para evitar que haja confronto entre indígenas e garimpeiros, em razão dos possíveis crimes de extração ilegal de minérios na região da Reserva Extrativista do Iriri e possíveis crimes contra a comunidade indígena Xipaia, houve o reforço da segurança e da fiscalização no local.

Equipe da Força Nacional que fazia segurança de uma fiscalização do ICMBio na Reserva Extrativista do Iriri, já está na Terra Indígena Xipaia. Outras equipes da Força Nacional e da própria Polícia Federal em Itaituba, também já se deslocaram para a região de Altamira.

Denuncia

A líder indígena da região, Juma Xipaia, disse que os garimpeiros invadiram o local em uma balsa. “Estão destruindo o nosso território, estão com armas pesadas”. Ela também contou que seu pai foi recebido violentamente pelos garimpeiros.

Outras lideranças indígenas se dirigiram para o local onde supostamente os garimpeiros invadiram para tentar dialogar com os invasores.

Com informações da PF