E para quem, porventura, pensar em desdenhar o curdo de Medicina da UFPA, saiba que ele obteve a maior nota de corte no Brasil, 869,15 pontos. Muito superior aos 822,9 conquistados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que encabeça a lista divulgada ontem pelo MEC. O motivo é técnico. A UFPA oferece apenas 20% de suas vagas via Sisu, sendo o resto ocupados pelo processo seletivo da própria instituição. Para avaliar as campeãs, o MEC exclui aquelas que ofertam poucas vagas na seleção nacional. Desta forma, Igor obteve o melhor resultado no curso com melhor desempenho nacional.
22 comentários em “Orgulho paraense!”
Realmente… Meus parabéns a esse jovem, que independente das cotas de 10% que a UFPA usou pros estudantes do norte, com certeza, abdicou muito do seu tempo em prol do seu futuro profissional! Mais uma prova de que se você se dedicar, os resultados aparecem. Exemplos como esse deveriam nortear os jovens estudantes de Parauapebas, que tanto clamam por mais cursos superiores na nossa cidade, mas tais propostas são negligenciadas pelas autoridades. Muito se fala sobre criar um polo universitário em Parauapebas, porém na prática, não há nenhum interesse sério nem das autoridades municipais, como as estaduais. Parauapebas é a 5a maior cidade do estado, o maior PIB do Pará, respondendo por 22,5% do PIB do estado, e aqui sequer tem um campus da UEPA, nem da UFPA e do IFPA. A UFRA está com um prédio pronto do campus, e não pode inaugurar a estrutura e se mudar definitivamente do CEUP para lá, simplesmente porque a CELPA não tem condições de suprir a necessidade de eletricidade do novo campus. Quem não pode sair do município pra estudar, fica impossibilitado de seguir adiante, porque aqui não temos opção! A UFPA sempre negligenciou o município, nunca teve interesse algum de construir um campus em Parauapebas, prefere ficar vendendo cursos para a prefeitura ao invés de montar uma estrutura permanente, o que com certeza é muito mais rentável para a instituição. Fica aqui a pergunta: Isso é comprometimento com a formação profissional com os alunos??? Recentemente, a UEPA inaugurou o curso de Medicina em Marabá, o primeiro da região de Carajás. Mas seria muito bom o caro Blogueiro conferir como está a situação deste curso. Alunos assistindo aula em salas emprestadas por outra Instituição de ensino superior, sem materiais básicos para aulas práticas. A mesma pergunta cai aqui: Isso é comprometimento com a formação profissional com os alunos???
Agora me direciono à aqueles que tem uma condição financeira um pouco melhor, podendo fazer um outro cura fora. Não é difícil ver jovens em parauapebas indo para fora em busca de estudo (isso quando realmente vão). Mas é preocupante ver jovens aptos a poder crescer em uma profissão, preferindo “curtir” a vida na farra, na bebida, nas drogas, no mundinho da mediocridade. infelizmente não se dedicam e nem se interessam em galgar passos maiores. Se contentam com a falsa ilusão da vida confortável proporcionada pelos pais, que trabalham muito para dar o melhor a sua família, mas frequentemente não são correspondidos. O que se vê em parauapebas é uma massa de jovens com grande potencial, com condições até de ir estudar fora, mas prefere ficar aqui apenas “farreando”. Meter a cara nos livros e crescer não quer… Agora ir pra Mahatma Ghandi, encher a cara, ir pra boate, ir pra festinhas toda noite… Estão em 1o da lista.
Se divertir não é proibido, desde que se faça com responsabilidade e maturidade… MATURIDADE… É O QUE FALTA NESSES MENINOS DE NOSSA CIDADE
Acho que o Título do post deveria ser mudado para Dr. Augusto Cury evangélico ou nao?
Referente ao “nerd” aí, parabéns a ele… diferente dos que gostam dos rolezinhos, “merdanejo” universitário, funk e outras porcarias esse se dedicou ao que interessa, e alguns discutindo sobre a inteligencia evangélicos, melhor contraste impossível…
Quando cheguei ao final dos comentários já havia esquecido que a matéria é sobre o Grande Igor Cerejo. Aí vem Autor de livros de auto-ajuda e etc… e tal. Meu DEUS!!
Eu perguntaria ao Igor Cerejo se ele gosta de Breganejo. Se isso é mesmo UNIVERSITÁRIO, e se ele tem momentos de tamanha fraqueza ao ponto de buscar recurso em livro de auto-ajuda?
Quanta amargura!Provavelmente este Sr.Damasceno deve estar se contorcendo de inveja pelo sucesso alheio.
Desejo sinceramente que faças uma avaliação de suas palavras, e de sua vida, pois elas demonstram não somente um preconceito, mas uma forma de vida que não admite o agir e o pensar das outras pessoas.
Faça amor e não faça guerra. Afinal, você é só uma agulha no palheiro.
Livros de auto-ajuda são os únicos que os evangélicos conseguem ler…quando sabem ler.
ESPÍRITO CRÍTICO E CONHECIMENTO HISTÓRICO, ESSENCIAIS À ATIVIDADE DO EDUCADOR COMPROMETIDO COM MUDANÇAS NA SOCIEDADE, NÃO REPRESENTA A LINHA DE PENSAMENTO DO EDUCADOR EVANGÉLICO, QUE EM REGRA, PREFERE MAIS OS ENSINAMENTOS BÍBLICOS AOS PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS, OU PIOR AINDA, MUITO DELES POSSUEM NÍVEL INTELECTUAL “ABAIXO DA LINHA DA POBREZA”.
Conheça um pouco da Biografia do Augusto Cury, Evangélico, posso postar milhares aqui com esse Perfil, pela ironia é o presidente de psicologia no brasil, autoridade máxima. Deus é bom
Augusto Cury
Augusto Jorge Cury é um psiquiatra, psicoterapeuta, escritor e cientista brasileiro. Nasceu em Colina, no interior de São Paulo em 2 de outubro de 1958.
Autor de vários livros de grande sucesso no Brasil, é um estudioso sobre as dinâmicas da emoção e da construção dos pensamentos.
Dirige a Academia da Inteligência no Brasil, um instituto de formação para psicólogos, educadores e outros profissionais. À sua actividade, alia ainda a participação em congressos e conferências em diversos pontos do mundo, onde os seus livros estão publicados.
Meu caro, inicialmente o Dr. Augusto Cury não é e nunca foi evangélico eu o conheço pessoalmente e sua família. Segundo: Ele escreve para um publico, digamos assim, religioso, claro trata-se de uma orientação e um marketing editorial. Suas obras são comparadas a todas outras que apelam para o segmento de livros de auto-ajuda, tão quanto Paulo Coelho, Gaspareto,entre outros.
Eu mesmo fiz a seguinte pergunta pra ele: Se ele acreditava em Deus? Me respondeu que era obrigado a acreditar se quisesse que seus livros fossem lidos por um publico religioso.
“Entenda, o fato de escrever livros de auto-ajuda para evangélicos não significa que compactuo com suas crenças”
“Dr. Augusto Cury: Nós não valorizávamos isso na psiquiatria. Hoje, nos valorizamos que independe de uma religião. A oração, a fé, a busca do transcendente, estabiliza a emoção, traz esperança para o abatido e estimula as pessoas a acreditarem na vida, mesmo diante das suas perdas e frustrações. Portanto a oração e a fé promovem a saúde psíquica”
Ele nunca afirmou em publico sua religião, pois não a tem, por ser psiquiatra pode até crer em Deus hipoteticamente,evangélico não é!!!
O NÍVEL CRÍTICO E O CONHECIMENTO HISTÓRICO, ESSENCIAIS PARA UMA ANÁLISE IMPARCIAL E JUSTA, E, INERENTES À ATIVIDADE DO EDUCADOR NÃO É REGRA GERAL PARA O EVANGÉLICO, QUE ÀS VEZES, POSSUI CONHECIMENTO “ABAIXO DA LINHA DA POBREZA”.
Anônimo das 11:30, psicólogo evangélico?… complicado! pior ainda educador evangélico…certamente haveria de ser uma espécie Neomaltusiano, ou seja, reacionário e preconceituoso. Mas, vamos lá: “um filósofo evangélico ou grande pensador evangélico…existe?
Existe um Livro de Augusto Cury, Titulo “Jesus o Maior Psicólogo”
Augusto Cury, um Dr nessa área referencia no mundo todo, pensava igualmente você, falava bastante besteira, porem se rendeu a palavra do Senhor, e anda com a Biblia debaixo do braço, diferente de voce amigo, que no minimo anda com litro de pinga debaixo do braço, certamente falando besteira, no minimo a infelicidade faz parte do seu dia a dia, pois o ódio nos faz ser amargos, pense no que fala, e espero que um dia Jesus o maior psicologo se revele a você, e sua familia, que Deus cuide de você, fique na Paz senhores
É isso ai! É só estudar… Foco!
Provavelmente esse jovem não curte SERTANOJO UNIVERSITÁRIO, não ouve música automotiva, tampouco será um obtuso evangélico.
Sr. Carlos Damascendo;
Acredito que o ignorante, insensível e preconceituoso aqui é você pra chamar os evangélicos “obtuso evangélico”. Assim como em qualquer religião e meio social, existem pessoas que tem grau de instrução elevado e outras não. Fé não tem nada a ver com formação acadêmica. Acredito que você ainda saiba mas pra seu conhecimento, no meio evangélico também existem advogados, engenheiros, médicos, psicólogos, administradores, professores, etc.
Confesso que coloco em duvida qualquer profissional que se intitula psicologo e evangélico, sem duvida, não é merecedor de um diploma de psicologia. Pois os verdadeiros psicólogos não precisam de religião, tão pouco essas ideologias de fé.
Seu comentário está perfeito Carlos Antônio Damasceno. Parabéns.
Também sou da mesma opinião que a sua… só os inteligentes, intelectuais, pessoas de bem com a vida não se deixam contaminar por essas facções religiosas, sem duvida esse jovem não escuta sertanojo, tão pouco sairá pelas ruas como os idiotas com som automotivo e uma bíblia embaixo do sovaco. Mas o mérito aqui é para os pais dele pois souberam educar o garoto, muito diferente da classe miserável que com essa idade já estão parindo filhos como ratos.
O blogueiro tambem deveria checar as informacões antes de publicar algo que não represeta a natureza da verdade. Mas como diz o bordão “pagou publicou”
Gostaria de conhecer a história desse rapaz. Onde mora, onde estudou? Como educador será um prazer divulgar essa história para que sirva de incentivo aos nossos jovens.
Esse garoto eh realmente fera, mas eh bom deixar claro que essa nota de 903 não eh real. Ela eh fruto de um bônus de 10 % aplicado pela UFPA nas notas dos estudantes que concluíram o ensino médio em escolas, públicas ou particulares, da região norte. Se efetuarmos um cálculo simples podemos ver que a nota real dele no ENEM foi 821, e ele sequer passaria na UFRJ, muito menos teria a “maior” nota do Brasil.
Apesar disso, resta claro que esse rapaz tem um futuro brilhante e o caso dele deve servir de exemplo para a UFPA e a UNIFESSPA repensarem se o tal bônus eh mesmo necessário.
Li em outra reportagem que esse garoto não recebeu bônus de 10% porque cursou um dos anos do ensino médio em São Paulo.