Os traços da arte urbana estão colorindo um muro no Mirante da Orla, em Marabá, no sudeste paraense. O espaço fica localizado na área mais antiga do município, o bairro Francisco Coelho, que é mais conhecido como Cabelo Seco. A obra foi concluída neste fim de semana por cinco artistas, que criaram coletivamente,um grande painel artístico usando técnicas como o grafite, a pintura, o desenho e o estêncil.
Bino Sousa, Carla Bianca e Bosco, de Marabá, e Fransuelle Pereira dos Santos e Mário Eugênio Pereira Lobato, de Parauapebas, se destacaram entre os 29 artistas do Pará que participam do projeto Arte em Cores em 2022.
Entre junho e o início deste mês, os 29 selecionados coloriram as paredes de espaços públicos, como escolas e áreas próximas a praças, em suas respectivas cidades. As obras foram avaliadas individualmente por uma comissão formada por Gilberto Scarpa, coordenador do projeto, e pelos instrutores André Amparo e Fhero. Os cinco que mais se destacaram estão criando, juntos, um mural coletivo na Orla de Marabá. A intervenção será finalizada neste sábado, 30.
Finalizada essa etapa, em agosto, as intervenções dos 29 artistas que participam do projeto vão compor uma galeria virtual, a ser lançada no site arteemcores.art.br, reunindo as criações que estão espalhadas pelos municípios de Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Tucumã e Ourilândia do Norte.
Projeto Arte em Cores
Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Arte em Cores é um projeto dedicado à valorização da arte urbana e tem o objetivo de dar visibilidade a artistas das cidades onde atua. Nesta edição do projeto, já foram realizadas 49 obras espalhadas por 11 municípios do Pará e do Maranhão. Aos artistas participantes, foram destinados mais de R$ 120 mil, distribuídos entre prêmios e ajuda de custo para a realização das obras e participação no Arte em Cores.