Encerrou neste fim de semana a Primeira Festa Literária, coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU).O evento contou com apresentação da Orquestra Paraense de Cinema, com uma programação para todos os públicos.
Para a secretária da Mulher, Leila Márcia, o evento foi idealizado para, além de comercializar livros, promover shows culturais, conversas com especialista de literatura, oficinas e a integração entre todos os públicos.
“O nosso objetivo é juntar em uma grande festa o conhecimento, os livreiros, os leitores, tudo da perspectiva de gênero, como percebemos a mulher na literatura e também dentro das outras tecnologias. A festa literária também comercializa os livros, mas teremos outras atividades culturas, bate papos, oficinas e muito mais”, concluiu a secretária.
A programação estava bem diversificada e conta com teatro de bonecos, atrações culturais, mostra de cinema, bate papos, contação de histórias, oficinas, saraus, apresentações teatrais, concurso de cosplay, e muito mais.
Além das oficinas, foram realizadas Avental Literário, Iniciação Áudio Visual, Capoeira de Angola, Literatura Dramatizada, de Xadrez, de Quadrinhos, dança do Ventre, Escrita Literária, Criação de Podcast, Pintura de Tela e Fantoches com material alternativo.
A Festa teve como tema as “Ilhas Literárias: Gênero e o Imaginário Social” e aproximou diferentes formas as pessoas da cultura, do universo da leitura, ampliando o imaginário e melhorar cada vez a educação do município. O evento foi realizado na Usina da Paz do Icuí-Guajará.