Ourilândia do Norte: Polícia Civil prende um dos matadores do cartorário de Redenção

A prisão de Joaquim Pereira de Sousa aconteceu após sete anos e seis meses da execução de Júnior do Cartório, ocorrida em Santa Maria das Barreiras. O outro pistoleiro, Wesley Sodré da Silva, continua foragido

Continua depois da publicidade

Após intensas investigações, levantamentos de campo e diligências, agentes da Delegacia de Polícia Civil de Ourilândia do Norte prenderam, nesta sexta-feira (6), na Vicinal Madalena, zona rural do município, Joaquim Pereira de Sousa. Ele responde a processo por homicídio qualificado, por participação na execução do cartorário Izaulino Pereira dos Santos Júnior, mais conhecido como Júnior do Cartório, ocorrido em 24 de junho de 2017, em Santa Maria das Barreiras.

Júnior era chefe do cartório de Redenção e foi assassinado a tiros em uma fazenda de propriedade dele. O crime teve a participação de outro pistoleiro, Wesley Sodré da Silva, este considerado um indivíduo extremamente violento e que era amigo do suposto mandante da execução, um fazendeiro que tinha um litígio com Júnior do Cartório, envolvendo a posse de uma propriedade.

O Mandado de Prisão Preventiva de Joaquim Pereira de Sousa foi expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), por meio da Vara Criminal de Conceição do Araguaia, onde tramita o processo. A ação que culminou com a prisão do pistoleiro foi coordenada pela Superintendência de Polícia Civil do Alto Xingu, tendo à frente o delegado Rafhael Machado, e pela Superintendência Regional do Araguaia Paraense, à frente o delgado Luiz Antônio Ferreira.   

Quanto ao outro pistoleiro, Wesley Sodré da Silva, este ainda se encontra foragido e, além de responder pela morte do cartorário, ele é acusado de feminicídio, por ter matado a própria companheira, Risolene Silva Barros, em 1º de setembro de 2017.

(Com informações do repórter Jucelino Show, de Tucumã)