O início da temporada de chuva na Região Amazônica tem causado danos em alguns municípios da região sudeste do Pará. Ontem (18), um vendaval atingiu a cidade de Ourilândia Norte, causando destelhando de casas, queda de árvores e outros danos.
Até um caminhão foi virado pela força do vento. Um motoqueiro morreu após colidir com uma árvore derrubada pela ventania.
Por toda a cidade, a força da natureza deixou estragos. Fachadas de lojas e outras estruturas foram arrancadas pela tempestade.
No dia 30 de setembro, um temporal causou danos em Marabá. Árvores foram arrancadas e casas danificadas com a força do vento.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), a violência dos ventos é causada pela circulação atmosférica de baixos a médios níveis, além da combinação de altas temperaturas com alta umidade do ar. Isso resulta na formação de uma potente nuvem de trovoada com fortes rajadas de vento.
Segundo a secretaria, a ocorrência desse tipo de fenômeno é comum na região nesta época do ano, devido à transição do período seco para a estação chuvosa, que começaram este mês e se estende até março. No entanto, é difícil prever a intensidade deste tipo de evento, porque as condições atmosféricas que o provocam, assim como a sua formação e o seu desenvolvimento, ocorrem rapidamente.
(Tina Santos)