O jovem Elvis Costa, portador de insuficiência renal, realiza o tratamento fora do domicilio há sete anos. Nesta sexta-feira (21), o paciente recebeu uma boa notícia: a entrega do novo ônibus adquirido pela Prefeitura de Parauapebas para transporte exclusivo dos portadores de doença renal crônica até a cidade de Marabá, onde realizam tratamento de hemodiálise.
Elvis, juntamente com outros pacientes, recebeu a chave do novo veiculo das mãos do prefeito Valmir Mariano, que participou do ato simbólico, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Rômulo Maia, e da equipe do departamento Tratamento Fora de Domicilio (TDF).
Os pacientes conheceram de perto o veículo que possui assentos semi-leito, balão de oxigênio, frigobar, banheiro, duas televisões, DVD, MP3, som, ar-condicionado e rampa para facilitar o acesso de cadeirantes. O transporte tem capacidade para acomodar até 36 pacientes confortavelmente.
“É um ônibus diferente, com conforto e segurança, além de ser climatizado e exclusivo para nós. Agora as viagens serão melhores”, disse Elvis. “Esse ônibus chegou em boa hora. Estou muito feliz, o ônibus é bonito e novo, a viagem vai ser bem mais tranquila”, expressou Cláudia Patrícia que faz o tratamento de hemodiálise há quatro anos.
Para a técnica de enfermagem, Luciana Gonçalves, que trabalha acompanhado os pacientes, a qualidade do transporte oferecido faz parte do processo de recuperação após as sessões de hemodiálise, já que muitos ficam debilitados após o procedimento. “Nosso trabalho também é levar um pouco de ânimo para essas pessoas que precisam dos nossos cuidados. São mais de três horas de viagem, então precisa ter um transporte de qualidade. É satisfatório ver o governo se preocupando em oferecer esse serviço da melhor forma possível”, relata a técnica de enfermagem.
De acordo com o secretário de Saúde, Rômulo Maia, além melhorar o transporte, atualmente o município vem trabalhando na prevenção de hipertensão e diabetes, as duas causas mais comuns da insuficiência renal. Para isso, o município contratou mais especialistas em cardiologia, nefrologia e endocrinologia.
O prefeito Valmir Mariano reconhece que a compra do ônibus não é a solução, trata-se de respeitabilidade. “Nosso projeto maior é implantar um clínica de hemodiálise no município, mas não é simples, e enquanto isso não acontece vamos dar respeito e dignidade aos pacientes renais crônicos” disse o prefeito. Ele destacou, ainda, os investimentos já realizados na área da saúde, como a compra de 10 ambulâncias, 6 aparelhos de ultrassom de última geração, reforma das unidades de saúde, a construção do Samu e duas Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além dos avanços na construção do novo Hospital Municipal. (ASCOM)
2 comentários em “Pacientes de hemodiálise ganham conforto com transporte exclusivo”
E porque não instala a Hemodiálise em Parauapebas?
Não entendo a compra de ônibus, se pode instalar a clinica aqui.
Diminui sofrimento, riscos e o paciente está em casa.
Vai entender a inteligência desse povo!!!
O Margalho fez um desfavor aos pacientes e ao município em uma operação no mínimo suspeita na instalação da clínica no mandato passado.
Agora vem esse ônibus e ainda com comemoração.
pelo menos isso seu mariano