Apesar da grande demanda recebida no hospital municipal, superando em algumas ocasiões a capacidade de atendimento, pacientes que necessitam dos serviços de saúde disponíveis na unidade elogiam o tratamento recebido pela equipe. “A médica que me acompanha na enfermaria passa todos os dias aqui e as enfermeiras fazem, nos horários certinhos, os curativos e me dão os remédios. Estou me sentindo bem cuidada”, elogia a dona de casa Antônia Terezinha César, que também já foi avaliada pelo cirurgião geral e aguarda o retorno do especialista.
“Eu machuquei meu pé esquerdo e por causa da diabetes a situação se complicou, vim ao hospital municipal e precisei ficar internado 11 dias. Aqui, a médica trabalhou no controle da diabete, que estava muito elevada, e ao mesmo tempo tratou da ferida. Fiquei muito satisfeito com o atendimento e feliz em ver praticamente todos os profissionais se preocupando com a saúde dos pacientes”, disse o repórter Ronaldo Modesto Pereira, mas conhecido como Vela Preta.
A alimentação fornecida no Hospital Municipal Teófilo Soares de Almeida Filho (HMTSAF) também entrou na avaliação dos pacientes. “Acho que a alimentação servida aqui no hospital me ajudou a melhorar a questão do diabetes, eu segui uma dieta elaborada pelos nutricionistas daqui”, informou Ronaldo Modesto.
Atendimento e Estrutura do Hospital Municipal
De acordo com João Fellipe Borges Bento, coordenador do pronto socorro do municipal, algumas mudanças foram implementadas e contribuíram para a melhoria do atendimento. “Hoje temos cinco médicos plantonistas, trabalhando das 7 às 19 horas, e no horário que compreendo o restante do período, três. Além deles, contamos também com dois cardiologistas e uma clínica geral, para suporte e acompanhamento dos pacientes da enfermaria”, explica João Fellipe.
Além disso, a equipe médica conta também com o apoio de especialistas, 24 horas por dia, em três áreas: ginecologia, pediatria e ortopedia. “Os especialistas são acionados quando os médicos de plantão avaliam a necessidade de apoio deles”, informa o coordenador do pronto socorro, acrescentando também que outros quatro especialistas, em cirurgia geral, atuam no municipal.
O diretor geral do municipal, o ginecologista Jean Peterson, reforça que a gestão está comprometida em desenvolver cada vez melhor um trabalho de qualidade, e acrescenta também que uma das principais dificuldades encontradas no pronto socorro está relacionada ao grande número de atendimento, inclusive de pacientes de outras cidades, além da falta de esclarecimentos dos usuários com relação aos critérios de acolhimento com classificação de risco.
“O ministério da saúde estabelece o acolhimento com classificação de risco. Uma criança de um mês, por exemplo, que chega com febre muito alta, tem prioridade”, informa o diretor do hospital, esclarecendo também que cada tipo de atendimento é identificado por uma cor, sendo o vermelho o de casos de emergência, que necessitam de atendimento imediato, o amarelo, casos muito urgentes, o verde indica pacientes que podem aguardar um pouco mais e o azul aqueles que devem ser direcionados para a unidade de saúde.
Texto: Karine Gomes – Fotos Irisvelton Silva
2 comentários em “Pacientes elogiam atendimento recebido no hospital municipal de Parauapebas”
Essa foi boa. A coisa está tão feia que o secretário vai deixar a pasta como o senhor Hipólito da secretaria de segurança fez. É melhor entregar do que se sujar.
melhor que essas clinicas paticulares que vc aguarda o mesmo tempo ou mais para ser atendido.e a higiene nem compara pois é bem melhor.