Na tarde do último sábado, 23, cerca de 500 crianças e adolescentes, em Marabá, celebraram o Dia Municipal do Desbravadores, que se transformou em lei sancionada pelo prefeito Tião Miranda em 2022.
Na pracinha atrás da Prefeitura Municipal, na Folha 31, Nova Marabá, foi construído um relógio solar pelos desbravadores, um marco para celebrar as leis municipal e nacional e uma forma de contribuir com a comunidade local.
O relógio de sol é um equipamento que indica as horas conforme a projeção da luz solar, ou seja, é um dispositivo que não depende de trabalho mecânico.
A celebração do Dia Municipal dos Desbravadores contou com a participação do vice-prefeito de Marabá, Luciano Lopes Dias; do vice-presidente da Câmara, Miguel Gomes Filho, o Miguelito, autor do projeto de lei do Dia Municipal dos Desbravadores; do presidente da Associação Sul do Pará da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Donato Azevedo; e do pastor Maicon Bontorin, líder dos Desbravadores no sul e sudeste do Pará.
Convidado a fazer uso da palavra, Luciano Dias enalteceu o trabalho desenvolvido pelos adventistas nas áreas de saúde, social, espiritual, educação e, principalmente, com os desbravadores, que contribuem na formação de crianças e adolescentes da comunidade local.
Ele lembrou que cresceu em um lar adventista e recebeu muitos ensinamentos de sua mãe, já falecida. “Tenho muito orgulho de estar com vocês nesta tarde. O prefeito Tião Miranda disse ‘sim’ para a construção desse monumento, o primeiro do gênero no sul e sudeste do Pará e está em local de prestígio, próximo ao Paço Municipal, onde é também meu escritório como vice-prefeito”, disse ele.
O vereador Miguelito foi outro que reconheceu o trabalho relevante da Igreja Adventista, que ele acompanha há várias décadas. “Eu me sinto muito próximo de vocês porque estou sempre contribuindo para o fortalecimento das ações sociais que desenvolvem em nossa cidade. O Harley Costa e a Eva, líderes locais, são nossos parceiros e estão sempre conosco. Eu tenho de confessar que amo os desbravadores, e isso me levou a criar o Projeto de Lei Municipal para estabelecer um dia especial em homenagem a vocês”.
Pastor Donato Azevedo agradeceu ao vereador Miguelito pelo apoio incondicional que tem dado como “padrinho” dos desbravadores em Marabá, inclusive para construção do relógio solar. “Ele (Miguelito) prometeu há um ano que atuaria com essa finalidade, de conseguir um espaço e a autorização oficial e cumpriu o que disse”, reconheceu.
O presidente da ASPA destacou que o relógio representa orientação e ainda relembra o respeito do uso do tempo para com Deus. “É importante para que eles entendam que há tempo para tudo debaixo do sol. E o principal fator é que nós dediquemos a Deus o tempo que a gente tem para cuidarmos da nossa saúde física, mental e espiritual”, conclui.
De acordo com Harley Costa, membro da Diretoria do Clube Estrelas do Rei, com mais de 40 anos de existência, e um dos responsáveis pela iniciativa, o objetivo é fincar um marco histórico no município. “Queremos presentear a cidade com algo que tem muito a ver com a natureza, com a qual temos bastante intimidade. Acredito que será um ponto de turismo onde crianças e adultos vão aprender mais sobre essa forma interessante de marcar o tempo”.
Como funciona?
Com origem entre o povo egípcio por volta de 3.500 a.C., o relógio de sol funciona em total parceria com a natureza. No Hemisfério Sul, o ponteiro é posicionado a 45 graus e segue a ordem Leste/Oeste do sol. Quando a luz solar reflete no ponteiro, a sombra dele passa pelos horários num compasso de 180 graus, quando é possível conferir o horário.
MAIS COMEMORAÇÃO
A comemoração se estendeu, também, à aprovação do Dia Nacional dos Desbravadores (20 de Setembro), que foi aprovado este ano pelo Congresso Nacional e Presidência da República.