Hoje (12), assim como acontece nas quintas-feiras em Parauapebas, a partir das 20 horas, tem Palinha Musical no Anfiteatro Movimentos, na rua F, próximo a portaria da Flona Carajás. Não perca, cultura faz bem!
[ad code=4 align=center]
Hoje (12), assim como acontece nas quintas-feiras em Parauapebas, a partir das 20 horas, tem Palinha Musical no Anfiteatro Movimentos, na rua F, próximo a portaria da Flona Carajás. Não perca, cultura faz bem!
[ad code=4 align=center]
8 comentários em “Palinha Musical”
Parece-me a PALHINHA deriva de palha… a folha…rs e entre os jovens soa pejorativo pq dizem “que palha!” qdo algo é ruim… Todavia penso que PALINHA é melhor, pois se aproxima de “paleta” aquela do violão… mesmo assim existe a expressão que qdo uma mulher em TPM dá chilique diz-se: “ela está dando pala!” ou qdo algo não funciona..rs
“Palinha” ou “palhinha”,o correto não me interessa,mas lembro-me saudosamente das primeiras edições,ali na parte externa do CDC,não recordo corretamente quem coordenava,se era um grupa da Igreja Católica ou se era a Associação dos Músicos de Parauapebas,mas,era muito bom,depois, foi se tornando uma coisa política,e acabou um pouco perdendo a sua verdadeira essencia,porém sem nunca deixar de ter a boa música.
Abraços à todos parauapebenses natos e aos “postiços”(como eu).
Baltazar Gonçalves…(Goiano)
E SEMPRE SE CHAMOU PALHINHA SE TAVA CERTO OU NÃO ERA PALHINHA.
SE CHAMA PALHINHA EXATAMENTE, PORQUE OS ARTISTAS OU NÃO ARTISTAS DAVAM UMA PALHINHA, QUEM QUISESSE SE APRESENTAR, SE ESCREVIAM E CANTAVAM…MUITO BOA AQUELA EPOCA, COM GENIVAL, BENTINHO E ETC.
O Dicionário de Expressões Correntes, de Orlando Neves diz, sobre a origem desta expressão, o seguinte: “Palha” é, atualmente, uma coisa insignificante.
Sendo assim, quando o cantor “dá uma palhinha” quer dizer que ele está mostrando uma parte insignificante do seu repertório.
Em consulta a outras fontes, posso garantir que os tanto “palhinha” como “Palinha” estão corretos.
Obrigado pela atenção!
Caro Paulo,
O termo deriva da expressão “dar uma pala”, que em priscas eras significava cantar uma música no show de algum artista amigo. Vc sabe que brasileiro gosta de fila e de diminutivo, certo? Daí a coisa ter virado “palinha”. Para delírio dos estetas, mutatis mutantis, e, pimba…virou “palhinha”, inclusive registrado em dicionários.
Na onda dos Pasqueles, eu digo: tanto faz!
Prefiro o palinha posto seu “concorrente” significar, nas bocas do país, algo sem qualidade, sem expressão ou de pouco significado, como vc mencionou.
Nossos cantores, ainda que executando apenas 3 músicas a cada aparição, não vão gostar de saber que sua “entrance” é insignificante, certo?
abraço,
cláudio feitosa
Hj estarei lá !!!!
Perdoem-me, mas eu preciso retificar; não é palinha e sim palhinha; tal definição inexiste.
O “Dicionário de Expressões Recorrentes” de Orlando Neves, diz, sobre a origem desta expressão, o seguinte: ‘Palha’ é, atualmente, uma coisa insignificante.
Sendo assim, quando o cantor “dá uma palhinha” quer dizer que ele está mostrando uma pequena parte de seu repertório.
O termo mais parecido com o que está grafado no título deste post seria “parla”, expressão italiana (que tem a mesma origem que a nossa língua, o latim) que significa “fala”.
Obviamente, é esta apenas a minha humilde opinião. Gostaria imensamente que alguém pudesse explicar o porque de chamar palinha cultural; retrato-me sem problemas, se eu estiver errado. SE eu estiver.