A bola rolou neste sábado (19) no Estádio José Raimundo Roseno Araújo, o Rosenão, para as finais do Campeonato Municipal da primeira e segunda divisões da cidade de Parauapebas. A competição de tiro curto, começando no dia 7 de novembro e terminando em dezembro, contou com a participação dos 20 clubes do município, onde foram separados por divisões, dez times na primeira e outros dez na segunda.
Com uma semana de competição, o prefeito Darci Lermen instituiu um novo decreto municipal, que liberou a presença de público no Estádio Rosenão para os jogos. “Em quantidade que não ultrapasse 70% da capacidade do espaço de prática esportiva e com a adoção das medidas de proteção sanitária e distanciamento controlado,” diz o documento.
Final da 2ª divisão
Pela parte da tarde, Carajás e Palmeiras decidiram a segunda divisão. O Palmeiras abriu o placar logo no início da partida, com o meia Guilherme, aos quatro minutos do primeiro tempo. Na etapa final, o Carajás começou melhor e teve um pênalti a seu favor. O zagueiro Giovane, aos quatro minutos, cobrou e deixou tudo igual no placar. Só que o Palmeiras não sentiu o gol de empate e Guilherme voltou a marcar, aos 20 minutos.
Não deu nem para os palmeirenses comemorarem o gol, porque, aos 22 minutos, o atacante Vinícius deixou tudo igual, marcando para o Carajás. As duas equipes não balançaram mais as redes e a partida terminou empatada em 2 a 2. A decisão do título foi para os pênaltis: melhor para o Palmeiras, que venceu por 4 a 3, e ficou com o título de campeão do Campeonato Municipal da segunda divisão.
Final da 1ª divisão
A primeira divisão terminou com polêmica. É que o Asserp havia eliminado o Beira Rio na semana passada, por 2 a 1, e teria escalado mais de cinco jogadores profissionais, o que viola um dos artigos do regulamento da competição. O Beira Rio entrou com um recurso e acabou voltando para o campeonato, ganhando os pontos da partida diante do Asserp e avançando para a grande final da primeira divisão.
Sendo assim, pela parte da noite, adentraram o campo o time do Vila Romana e a equipe do Beira Rio para a decisão. O Beira Rio começou com tudo e abriu o placar com o volante Maranhão, aos seis minutos do primeiro tempo. Melhor em campo, a equipe ampliou o marcador com o atacante Danubio, aos 32 minutos. Na etapa derradeira, o meia Tairon diminuiu para o Vila Romana, assinalando aos 37 minutos. Ninguém conseguiu mais alterar o marcador.
Placar final: Vila Romana 1 x 2 Beira Rio. Apesar de toda a polêmica envolvendo a final, o Beira Rio foi o grande campeão do Campeonato Municipal da primeira divisão de 2020.
Por Fábio Relvas