Alimentos ou suas embalagens são uma espécie de transporte para o novo coronavírus. A superfície pode ficar contaminada, caso alguém com a doença entre em contato. Para conter essa disseminação, a higienização é uma aliada e saber como fazê-la é essencial. Pensando em auxiliar profissionais de restaurantes e a população em geral, o Centro Universitário Internacional Uninter e o Instituto Wilson Picler oferecem gratuitamente o curso “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para Serviços de Alimentação”.
“O conteúdo do curso não serve apenas para cuidados durante a pandemia, mas para todo momento de manipulação ou produção de um alimento, principalmente para fins comerciais, o que aumenta a segurança alimentar e nutricional do produto para a população, especialmente para idosos, gestantes, crianças e indivíduos com a imunidade comprometida”, explica Thaís Regina Mezzomo, coordenadora do curso de Nutrição da Uninter.
Os inscritos aprendem todos os temas exigidos pela legislação atual e auxilia os profissionais na elaboração ou atualização do seu Manual de Boas Práticas de Manipulação de alimentos, exigido pela Vigilância Sanitária. Doenças transmitidas por alimentos, higiene de ambientes, utensílios e equipamentos, higiene de alimentos e higiene pessoal, equipamentos de proteção individual (EPI) e controles de saúde dos manipuladores são os principais assuntos abordados.
A professora destaca que alguns cuidados devem ficar ainda mais usuais após a pandemia, entre eles está “o cuidado com a vestimenta limpa e adequada à produção de alimentos, a higienização das mãos sempre antes de iniciar a manipulação, o cuidado com os utensílios para evitar contaminação cruzada, a correta higienização e acondicionamento dos produtos e o cuidado em não falar em cima dos alimentos prontos”, exemplifica Thais.
O curso tem carga horária de 60 horas, é gratuito e dá direito a certificado.
As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://www.uninter.com/extensao/gratuitos/