Pará entre os 16 Estados brasileiros com risco alto de epidemia de dengue

Continua depois da publicidade

Em virtude da divulgação do novo mapa de risco para a dengue no Brasil, no qual o Pará encontra-se entre os 16 Estados com risco alto de epidemia, cresce a preocupação do Ministério da Saúde e das secretarias municipais e estaduais de saúde em combater à dengue.

Conforme a atualização do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), passam de 10 para 16 os estados com risco muito alto de epidemia; e de nove para cinco os com risco considerado alto.

Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro são os estados com alto risco de enfrentar epidemia neste começo de ano. Roraima, Amapá, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul estão com risco alto para a dengue e também precisam reforçar as ações de prevenção e combate à doença.( Fonte: Ministério da Saúde)

Atento a essa realidade o departamento de Vigilância em Saúde (Setor de Vigilância Ambiental) da SEMSA – Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas – tem intensificado suas ações no combate ao mosquito.

Segundo o diretor de vigilância em saúde, Marcelo Monteiro, desde mês de outubro as ações de combate a dengue aumentaram, com o objetivo de conscientizar a população sobre a gravidade da doença, por meio do trabalho dos agentes de endemias, palestra e mutirões.

Somente no mês de Janeiro deste ano foram identificados 129 casos de suspeita de dengue, ou seja, casos ainda não confirmados, a maioria dos casos encontra-se nos bairros: Bairro da Paz, Casas Populares I e II, Liberdade, Rio Verde e União.

No ano de 2010 foram 134 casos dengue confirmados, desses 73 foram registrados nos meses de outubro, novembro e dezembro.

Nas suas ações a SEMSA conta com a colaboração de toda a população de Parauapebas para reduzir o número de casos de dengue. Alertando que com medidas simples como, não deixar água parada em pneus, vasos de plantas e não descartar lixo em terrenos baldios podem eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do Aedes Aegypti.

Por :Kelinne de Oliveira – ASCOM/SEMSA

[ad code=3 align=center]

1 comentário em “Pará entre os 16 Estados brasileiros com risco alto de epidemia de dengue

  1. Maria Oliveira Responder

    Oi Zé, desculpa aí não é nenhum comentário não. Na verdade gostaria que vc divulgasse essa nota para nós. Afinal os rondonistas estão fazendo um belo trabalho aqui em Canaã e em outros municípios tb.
    Divulga aí!!

    Casa da Cultura de Canaã sedia oficina do projeto Rondon

    Na manhã desta quarta-feira, 26, o Projeto Rondon do Governo Federal em parceria com a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, realizou uma oficina de Reutilização de garrafas Pet para a construção de lixeira. A oficina foi ministrada pela aluna Moema da Universidade Federal da Paraíba.
    De acordo com o coordenador da Operação Carajás; José da Paz Oliveira Alvarenga; durante toda a semana os universitários do projeto Rondon estiveram realizando atividades como seminários, palestras, cursos e oficinas em Canaã dos Carajás. O maior objetivo do Projeto Rondon é viabilizar o trabalho voluntário de professores e Estudantes Universitários no município, contribuindo para seu desenvolvimento. Ao mesmo tempo, permite aos universitários conhecer de perto a realidade brasileira e sentir os anseios da população.
    Ao todo foram 23 pessoas que participaram da oficina de Reutilização de garrafas Pet. Estas pessoas se tornaram agentes multiplicadores da idéia de contribuir com o meio ambiente promovendo o desenvolvimento local sustentável. Para a artística plástica Ilzenete Sants, a oficina é muito importante para ela trabalhar com seus alunos. “Essa oficina além de nos capacitar, ela nos proporciona novas técnicas para trabalharmos com nossos alunos”, disse.

    Após a oficina todos os participantes receberam certificados. A operação do Projeto Rondon “Operação Carajás” ocorrerá na Região Sul do Pará abrangendo ainda alguns municípios do Tocantins. Ao todo são 40 professores acompanhados de 320 estudantes.
    Os rondonistas estarão presentes no período de 16 a 27 de janeiro 2011, nos seguintes Municípios: Abel Figueiredo, água azul do Norte, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Ourilândia do Norte, Rio Maria, São Domingos do Araguaia, São João do Araguaia, Sapucaia, Ananás, Aragominas, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Babaçulândia, Esperantina, Itaguatins, São Miguel do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Xambioá.(20 municípios ao total).

    Ascom/ CASA DA CULTURA

Deixe seu comentário

Posts relacionados