A nova geração do atletismo paraense mostrou novamente seu brilho na 17ª edição da São Silvestrinha, realizada em São Paulo, na última segunda-feira, 27. A prova, que corresponde à versão infanto-juvenil da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, teve no pódio dos 400 m, na categoria feminina 15 anos, as paraenses Jaciara Felix Marques (1min00s38) e Rosilane Cavalcante da Silva (1min0s41) nas 1ª e 2ª colocações.
Jaciara e Rosilane participam do programa Brasil Vale Ouro, desenvolvido na Estação Conhecimento Tucumã, iniciativa da Fundação Vale. Com a vitória deste ano, as atletas repetem o resultado do ano passado, quando conquistaram as mesmas posições na categoria 14 anos. Por meio do programa Brasil Vale Ouro, a Fundação Vale levou 24 atletas do Pará (EC Tucumã) e do Rio de Janeiro (EC Engenhão) para competirem na São Silvestrinha, que reuniu cerca de 1.200 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de todo o Brasil.
O Brasil Vale Ouro é um programa que busca desenvolver as potencialidades dos jovens através do esporte e preparar atletas para o alto rendimento em judô, atletismo, natação e futebol. O objetivo é ajudar o Brasil a se tornar uma potência esportiva internacional, formando atletas de ponta e profissionais ligados ao esporte. O programa é desenvolvido nas Estações Conhecimento, que são núcleos de desenvolvimento humano e econômico idealizados pela Fundação Vale e viabilizados por parcerias locais com o poder público e entidades da sociedade civil organizada. Até 2012, aproximadamente 30 mil jovens serão beneficiados por 18 núcleos que estão sendo construídos em locais onde a Vale está presente. Os jovens das Estações que obtiverem índices olímpicos serão transferidos para o Centro Nacional de Excelência do Brasil Vale Ouro, na Vila Militar, em Deodoro, no Rio de Janeiro, onde terão apoio financeiro e acompanhamento profissional de uma equipe multidisciplinar.
[ad code=4 align=center]