O Pará comemora o balanço do primeiro ano de voos internacionais com partidas e chegadas em solo paraense das companhias aéreas TAM e TAP. Em 2014, numa das mais importantes ações estratégicas, dentre as realizadas pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com objetivo facilitar a acessibilidade ao turista estrangeiro, o Pará inaugurou as rotas Belém-Miami, operado pela companhia brasileira, e Belém-Lisboa, oferecido pela empresa portuguesa.Em 2014 um volume de 101.989 turistas internacionais buscaram o destino Pará, um aumento significativo de 29,8% na comparação com o ano anterior. O crescimento do movimento operacional de passageiros vindos do exterior em 93% no Aeroporto Internacional de Belém mostra a importância destes voos internacionais para a consolidação do turismo no Estado.
De acordo com o setor de Relações Institucionais e Governamentais da TAM, a companhia avalia de forma positiva o primeiro ano da operação do seu voo entre Belém e Miami, operado sempre às quartas-feiras e aos domingos. Segundo levantamento interno, as frequências da empresa nesta rota registram, até o momento, taxa de a ocupação média aproximada de 80%. Desde o voo inaugural, realizado em 2 de fevereiro de 2014, a TAM já transportou quase 35 mil passageiros em cerca de 200 voos operados entre as duas cidades, sendo que o mercado brasileiro responde pela maior fatia de vendas das passagens para a rota.
No que diz respeito a “ponte construída sobre o Oceano Atlântico entre Belém e a Europa”, como o secretário de Estado de Turismo, gosta de referenciar o voo da TAP, os números também são salutares. O voo que faz a rota Manaus-Belém-Lisboa teve 16.795 bilhetes vendidos, com uma taxa de ocupação média de assentos das aeronaves nesse primeiro ano de operação de 77,16%, sendo que dos assentos ocupados, 58,5% são Belém e os demais 41,5% em Manaus. Ao todo, a TAP possui 82 voos semanais saindo de 12 cidades no Brasil para Europa. Em Belém, o voo tem a frequência de três voos semanais.
“Avaliação foi considerada positiva. No entanto, acreditamos que esta rota pode ser mais explorada, estamos realizando divulgação do voo em outras localidades do Estado, como Marabá, Parauapebas, Macapá e Santarém para aumentarmos a ocupação do voo e no futuro poder aumentar a frequência do mesmo”, conclui o gerente regional da TAP, Douglas Lima.
1 comentário em “Pará supera marca de 100 mil turistas internacionais com novos voos”
É uma notícia grandiosa. Ela já saiu desde o início do ano, mas até agora, vibro com a abertura do nosso aeroporto para tais voos internacionais. O turismo é uma fonte de riqueza que devemos explorar em nosso estado. Somos belos e temos muitas coisas para apresentar àqueles que adoram, principalmente, o ecoturismo. Um forte abraço aos amigos do blog!