A Série D do Campeonato Brasileiro deste ano não contará mais com 48 clubes, o que havia sido revelado no último dia 15. A CBF publicou nesta terça-feira, através do seu site oficial, que a competição, agora, contará com 68 times. Tal mudança teria ocorrido após a pressão feita por persas federações que não ficaram satisfeitas com a pisão de vagas feita pela entidade na primeira ampliação da competição – que desde a primeira edição, em 2009, nunca teve mais de 41 participantes.
Com o novo acréscimo de, desta vez 20 clubes, o estado de São Paulo seguirá tendo quatro vagas. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Goiás e Bahia aparecem na sequência com três.
Já Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Sergipe, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Distrito Federal, Amazonas, Acre, Piauí, Tocantins, Amapá, Roraima e Rondônia contarão com dois representantes na edição deste ano da Quarta Divisão.
O número de 68 equipes é completado com Águia de Marabá, Madureira, Caxias e Icasa, os quatro times rebaixados na Série C-2015. Ou seja: Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul contarão, no total, com quatro times, enquanto que Pará e Ceará terão três representantes.
No até então único acréscimo de times, o estado de São Paulo havia ganho dois representantes. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pará haviam ganho um. A CBF havia se baseado no Ranking Nacional das Federações de 2016 para definir tal distribuição.
Regulamento com 68 clubes
Segundo o site da CBF, os 68 times serão divididos em 17 grupos de quatro integrantes cada. Avançarão à próxima fase o primeiro colocado de cada chave, além dos 15 melhores segundos colocados, totalizando 32 equipes.
A fase seguinte será no formato mata-mata, com jogos de ida e volta. A tendência é que tais confrontos também sejam regionalizados, assim como ocorrerá com os grupos da primeira fase. A CBF ainda publicará a tabela inicial da competição, assim como os documentos técnicos do certame, que tem data prevista de iniciar no dia 29 de maio