O Pará intensificou as fiscalizações nas fronteiras com os estados vizinhos no cumprimento ao decreto estadual de prevenção ao novo coronavíus. A Polícia Militar e Polícia Civil redobraram as ações e todo e qualquer veículo de passageiro que tenta cruzar as fronteiras está sendo mandado de volta.
Na tarde desta quarta-feira, 6 de maio, três ônibus de passageiros que vieram dos estados de Goiás e Tocantins foram barrados no posto de fiscalização sanitária à Covid-19 montado na PA-447, na divisa entre as cidades de Conceição do Araguaia, no sul do Pará, e Couto Magalhaes, no Tocantins. A ação ocorreu por volta das 13 horas.
A operação contou com a participação de policias civis da Delegacia de Conceição do Araguaia e policiais militares. Segundo a Polícia Civil, foi informado à Delegacia de Conceição do Araguaia que havia três ônibus com passageiros tentando entrar no Pará.
De imediato uma equipe, sob o comando do delegado Lincoln César Pirão Vruck, com o apoio da Polícia Militar, foi para o local e comunicou aos motoristas dos três veículos que eles não iam entrar no Estado e que retornasse às cidades de origem. Segundo o que foi informado pelos motoristas, os veículos seguiriam rotas diferentes no Pará.
Um viria para Parauapebas; o outro para a cidade de Santarém, no oeste do Estado; e o terceiro ia fazer apenas passagem pelo Pará, seguindo para a cidade de São Paulo (SP). Segundo a polícia, os motoristas ainda tentaram argumentar que não tinham conhecimento do decreto que está em vigor no Pará.
Com o avanço galopante do novo coronavírus no Pará, o governador Helder Barbalho baixou o Decreto Nº 609, do mês de março de 2020, que proíbe a entrada no Estado de veículos com passageiros.