Pará e São Paulo lideram inclusão de novos destinos no Mapa do Turismo

Na atualização de dezembro, 78 municípios, em nove estados, foram incluídos
Prefeitura Municipal de Aveiro (PA) e Prefeitura Municipal da Estância de Cananéia (SP)

Continua depois da publicidade

Uma atualização da plataforma Mapa do Turismo do Brasileiro, mantida pelo Ministério do Turismo (MTur), incluiu, apenas em dezembro, 78 novos municípios que passaram a ter prioridade em uma série de ações e programas desenvolvidos pela pasta. Os estados com mais atualizações foram São Paulo, com 40 municípios, e o Pará, com 15.

Alguns dos municípios paulistas que passaram a integrar o Mapa no final do ano passado foram Cananéia, Queluz e Mogi Mirim. Já os paraenses passam a ter Salinópolis, Salvaterra, Itaituba e Aveiro entre as cidades cadastradas no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISmapa). Veja a lista completa aqui.

Os dados foram atualizados pelo MTur, que irá orientar a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos pelo governo federal para a elaboração e/ou revisão de planejamentos e estudos visando fortalecer a gestão descentralizada, obras de infraestrutura turística e a oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo. Desde 2022, a plataforma está disponível durante todo o ano para atualização, renovação e novos cadastros.

A inclusão de novas cidades no Mapa do Turismo é essencial para gestão do setor no país, em especial com a retomada do setor a nível nacional. Apenas em novembro de 2023, últimos dados divulgados, o Brasil registrou a entrada de 504.395 visitantes do exterior, crescimento de 7% em relação a 2022.

A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que observem os critérios estabelecidos na Portaria Ministerial nº 41/2021, construídos em conjunto com as Unidades da Federação. Os estados e o DF podem definir exigências complementares, que devem ser igualmente respeitadas.

Há alguns critérios essenciais a serem observados pelos gestores municipais, como a necessidade do município dispor de uma secretaria/departamento para o turismo; Lei Orçamentária; prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur); Conselho Municipal de Turismo ativo; além da assinatura de um termo de compromisso e preenchimento da aba referente a atividade turística dos municípios. Por fim, é necessário comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, como um conselho, fórum, comitê ou associação responsável por sua gestão.

Posteriormente ao preenchimento das informações pelos municípios, estados e o Distrito Federal, seus órgãos oficiais de turismo terão até 30 dias corridos para revisar e homologar os cadastros no sistema SISMAPA e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que tem até 15 dias corridos para realizar a aprovação e publicá-lo no Mapa do Turismo. Após a inclusão, este cadastramento terá sua validade por um ano.

O Ministério do Turismo lançou um novo painel de consulta no Mapa do Turismo Brasileiro. É possível explorar todas as funcionalidades do Portal aqui.

Por Val-André Mutran – de Brasília