Para pressionar Vale, moradores da Vila Palmares interditam rodovia

Continua depois da publicidade

Um grupo de moradores interditou a estrada de acesso à comunidade de Palmares II, em Parauapebas ontem (14). A ação ocorreu como forma de protesto ao não cumprimento de acordos firmados com a Vale referente à contratação de trabalhadores que moram na comunidade.

Segundo Romário Alves da Silva, um dos coordenadores da manifestação, foi realizada, em 3 de abril, uma reunião entre a comunidade e a Diretoria de Relações com a Comunidade da Vale. Na ocasião, foram feitos alguns acordos, incluindo a contratação de 68 trabalhadores da comunidade de Palmares no mês de abril. Segundo os moradores, a Vale se comprometeu a contratar, no total, pelo 400 trabalhadores locais.

20150414114200

“Estamos esperando que a Vale compareça para cumprir o acordo feito, e que também insira a contração de pelo menos 20% de mulheres no número de trabalhadores”, disse Silva.

Por meio de nota enviada por e-mail ao site Notícias da Mineração do Brasil, a Vale informou que mantém um diálogo permanente com as comunidades situadas na área de influência do projeto sobre o status das obras e, inclusive, sobre as vagas disponíveis e afirma que a prioridade da companhia é a contratação de mão de obra local, aliada à competência técnica para o cargo.

“Como em toda atividade de construção civil, as vagas são temporárias e limitadas à demanda gerada conforme o avanço físico das atividades e a estratégia de implantação do empreendimento”, disse a mineradora em nota.

A Polícia Militar esteve no local da manifestação e, diante da resistência dos populares ao ato de desocupação da rodovia, a ação terminou em confronto com quatro feridos. O coordenador da Comissão de Trabalho Emprego e Renda da Apropcar, Antônio Marcos da Conceição Santana, afirmou que as ações para cobrar a mineradora vão aumentar.

De acordo com o Tenente-coronel Queiroz, comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar em Parauapebas, durante a interdição da via um carro de propriedade de uma das empresas que presta serviços para a Vale acabou foi incendiado.

O município de Parauapebas (PA) foi o maior exportador brasileiro e teve o maior superávit comercial do Brasil em 2014. Segundo a balança comercial dos municípios, Parauapebas (PA) teve o maior volume de exportação no ano passado e o maior valor, atingindo US$ 7,619 bilhões. (NMB)