A Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) divulgou mais um balanço, na noite desta quinta-feira (2), sobre a criminalidade no Pará. Segundo os dados da secretaria, que é vinculada a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), nos primeiros oito meses de 2021 o estado teve uma queda em número de homicídio em comparação aos anos anteriores.
Esse dado positivo, aponta a Siac, que acompanha diariamente os registros da criminalidade no estado, são reflexos dos investimentos do governo estadual na qualificação do efetivo, aquisição de equipamentos e renovação da frota de veículos, além de outros investimentos na melhoria da área de Segurança Pública. Segundo a secretaria, o estado teve queda de 24,5% em relação ao mesmo período de 2019, ano ainda sem pandemia.
Já no comparativo com 2018, considerado um ano crítico para a Segurança Pública no Pará, o declínio atinge 43,4%, o que representa 1.127 vidas preservadas. Esse avanço positivo colocou o Pará em posição de destaque nacional em estudos sobre a violência.
De acordo com o governo, recentemente, o Pará ficou entre os cinco estados brasileiros que mais reduziram o número de homicídios, segundo estudos realizados pelo Atlas da Violência – portal que reúne informações sobre a violência e segurança pública, gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com a colaboração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Para o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, os investimentos que estão sendo feitos para dar mais estrutura e agilidade nas ações dos órgãos de segurança estão sendo pontos positivos para a redução da criminalidade no Pará.
“O Pará tem experimentado diminuições históricas em relação à criminalidade. Comparando com 2018, nós tivemos fortes reduções, assim como com 2019. Inclusive com o reconhecimento recente do Atlas da Violência publicado em 2021, mas que se reporta aos dados de 2019. Os dados comprovam, de forma científica, que o avanço que conseguimos em 2018 e 2019 foi imenso”, frisou o secretário.
Ele ressalta, ainda, que a conquista deve-se a um trabalho sério, que prioriza investimentos e integração entre as forças de segurança. “Os índices de 2018 e 2019 são realmente muito baixos e são destaques nacionais, colocando o Pará nas primeiras posições dos estados que mais reduziram a criminalidade. Isso é fruto de um trabalho integrado de estratégias, de inteligência e sempre com foco no resultado”, reiterou.
Tina DeBord – com informações do Siac
Foto: Ricardo Amanajás/Ag.Pará