Do R7
Na próxima sexta-feira (29), o Imetropará (Instituto de Metrologia do Pará) vai inaugurar o primeiro fiscalizômetro do País. O equipamento é um painel eletrônico instalado na entrada da sede do órgão, na avenida Almirante Barroso, em Belém, e que informará o número de fiscalizações executadas pelos metrologistas do Instituto desde 2011.
Luiziel Guedes, presidente do Instituto, disse que é uma forma de prestar contas à sociedade. “O Imetropará é o guardião dos interesses do consumidor, e este consumidor poderá ver, em números, a quantidade de fiscalizações que executamos no Estado”.
O fiscalizômetro será alimentado com dados coletados via SGI (Sistema de Gestão Integrada), sistema corporativo único de gestão, adotado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e utilizado por todos os órgãos delegados. As informações sobre as fiscalizações são enviadas ao SGI por laptops e coletores, equipamentos usados pelos fiscais para registro das ações.
O fiscalizômetro atenderá também a exigência de transparência feita pela Lei de Acesso à Informação.
O equipamento funcionará nas 24 horas do dia, e sua atualização é automática. A instalação é resultado da parceria do Imetropará com a Faculdade Maurício de Nassau.