“Pará Unido Contra a Dengue” é o slogan da campanha pela conscientização. O objetivo é alertar a população e mobilizar profissionais e agentes de saúde para identificar e eliminar os focos do mosquito, e evitar o aumento do número de casos, durante a estação das chuvas.
O trabalho será realizado em parceria com as demais secretarias estaduais e municipais, tal como: Secretaria de Educação, de Meio Ambiente, de Integração Regional, além de órgãos como os conselhos municipais de saúde.
Além disso, coleta de lixo e abastecimento de água devem ser regularizados em todo o Estado que são os eternos e grandes vilões do combate à dengue.
Segundo o Sistema de Informação de Agravos e Notificações – Sinan, os municípios paraenses com maior número de casos são: Parauapebas (3.049), Belém (2.926), Santarém (2.138) e Conceição do Araguaia (1.455).
Para conter uma possível epidemia da doença em todo o estado, a Sespa já solicitou dos municípios prioritários a elaboração de um Plano Municipal de Contingência no Controle da Dengue. Neste documento, gestores municipais devem estipular como vai acontecer o fluxo de pacientes, criação de forças tarefa para enfrentar momentos de crise. Isso trará ações do Estado no sentido de evitar a proliferação da doença e preparar profissionais para um rápido diagnóstico e o correto tratamento dos pacientes.