O Estado do Pará vai sediar a feira internacional Exposibram (Expo & Congresso Brasileiro de Mineração) em 2023, considerado o principal evento de fomento à cadeia produtiva da área da mineração na América Latina. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15) durante cerimônia de encerramento da edição de 2022, realizada durante os últimos quatro dias em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais (MG).
A gestão estadual apoia o encontro, que reunirá expositores, palestrantes e representantes de diversas nacionalidades, que se reunirão na Amazônia para mostrar novidades tecnológicas e debater desafios na área de sustentabilidade socioambiental no setor.
Para o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), José Fernando Gomes Júnior, a mineração é uma das prioridades do governo estadual. “A realização deste evento na nossa região também é resultado de uma série de esforços e ações que temos desempenhado ao longo desses anos, voltadas para a valorização dos recursos humanos do povo paraense, que precisa se apropriar e receber as riquezas geradas pela exploração dos bens minerais”, afirma o secretário.
Na edição deste ano da Exposibram, a equipe da Sedeme expôs o potencial minerário do território do Pará, destacando a forte cadeia produtiva mineral para novos e já consolidados fornecedores de produtos, serviços e tecnologia, além dos serviços de atendimento aos empreendedores, feitos em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec).
Joias e sustentabilidade – “Durante a edição deste ano conseguimos abrir a porta de entrada para novos investimentos, e mostramos todo o nosso potencial via cadeias produtivas minerais para fornecedores de produtos, serviços e tecnologia. Esta foi uma oportunidade ímpar de debater e ressaltar nossos esforços para uma exploração mineral sustentável na nossa região”, frisa a diretora de Geologia, Mineração e Transformação Mineral da Sedeme, Poliana Gualberto.
O público que passou pelos corredores da Exposibram na capital mineira teve a oportunidade de visitar a exposição de joias do Pará, confeccionadas por designers, ourives, lapidários e artesãos que atuam no Espaço São José Liberto, que abriga o Polo Joalheiro – administrado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) – e do Liceu de Artes e Ofício Mestre José Raimundo Cardoso, localizado em Icoaraci, distrito de Belém.