O Pará é o estado que mais busca cartão de crédito no país. Foi o que descobriu o levantamento “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os estados do Brasil”, realizado pela Serasa em parceria com a Opinion Box. Apesar disso, observou-se que 62,8% dos consumidores locais procuram pela alternativa.
O estudo também mostra que o parcelamento está em alta no Brasil, com 7 em cada 10 pessoas compram a prazo. Os fatores mais levados em consideração antes de tomar essa decisão são a disponibilidade do dinheiro em conta (27%) e a cobrança de juros (25%).
79% dos consumidores paraenses optam por dividir valores em prestações. O crediário específico de lojas é o método mais comum de parcelamento (38,5%). Assim como no resto do país, cartão de crédito de terceiros (30%) e boleto bancário (27%) também são muito procurados para diluir os valores ao longo do tempo.
A pesquisa traz ainda observações sobre organização financeira: 55% dos entrevistados do Pará afirmam realizar controle mensal das finanças. É válido destacar que os consumidores locais são os que mais organizam suas finanças com o objetivo de investir (29,5%).
Outro dado importante é que o estado é um dos mais otimistas e o que se sente mais seguro em relação às finanças pessoais (64% e 55%, respectivamente), em comparação com os últimos anos.
Procura por crédito
O estudo também analisou como os brasileiros se comportam quando o assunto é a busca por crédito. A procura no país acontece, principalmente, para pagar dívidas (35%), limpar o nome (21%) e sanar despesas inesperadas (19%).
O Pará foi o estado que mais procurou limite extra no último ano (63%). Os métodos mais pesquisados e contratados são cartão de crédito (63%) e empréstimo pessoal (44%).