Paragominas Futebol Clube e Paysandu Sport Club foram os representantes do Pará que entraram em campo neste sábado (28) pelo Campeonato Brasileiro. O Jacaré encarou fora de casa o Tocantinópolis (TO), no Estádio João Ribeiro, o Ribeirão, em Tocantinópolis, duelo válido pela 13ª rodada do Grupo 2 da Série D. Já o Papão recebeu o Floresta (CE), no Estádio Leônidas Castro, a Curuzu, em Belém, partida válida pela 14ª rodada do Grupo A da Série C.
Tocantinópolis 2 x 3 Paragominas
O Paragominas foi para cima do adversário e abriu o placar com o atacante Paulo Rangel, aos 23 minutos do primeiro tempo. O Tocantinópolis chegou ao empate com o gol marcado por Everson Bilau, aos 33 minutos da primeira etapa. Só que o Jacaré não se intimidou na casa do adversário e passou na frente, novamente, com o tento marcado por Edu Buiú, aos 41 minutos, ainda da primeira etapa.
Na etapa derradeira, Valber deixou tudo igual no marcador assinalando para a equipe do Tocantins, aos 30 minutos. Mas logo depois, aos 32 minutos, o artilheiro Aleílson entrou em cena e assinalou o gol da vitória do PFC. Placar final: Tocantinópolis 2 x 3 Paragominas.
Com o resultado, o Paragominas chegou aos 20 pontos e assumiu a terceira posição dentro do Grupo 2, enquanto que o Tocantinópolis segue na lanterna com apenas sete pontos. O PFC volta a campo diante do Guarany de Sobral (CE), líder da chave com 28 pontos, no próximo sábado (4), às 15h, na Arena Verde, em Paragominas, duelo que será válido pela 14ª e última rodada da primeira fase da Série D.
Paysandu 1 x 1 Floresta
A primeira chegada foi do Floresta com Primão, que chutou da grande área para a defesa de Victor Souza. Em outra descida do time cearense, Carlos Renato chutou e parou em outra defesa do goleiro Victor Souza. Mais perigoso no jogo, o Floresta cruzou a bola na área bicolor e Victor Souza saiu para defender. Só dava Floresta. Daniel cruzou para Alison e Vitor Souza saiu para salvar o Papão.
O Paysandu chegou com Jhonnatan, que cruzou e a bola foi parar nas mãos do goleiro Tony. O Floresta chegou com Alison, que chutou e parou na defesa do goleiro Victor Souza. O time cearense cobrou falta na área alviceleste, a zaga bicolor cortou e Carlos Renato chutou mal para fora. No segundo tempo, Alison tocou para Jô, que chutou de fora da área e abriu o placar na Curuzu, aos três minutos, 1 a 0 Floresta.
O time cearense seguiu atacando e em uma tentativa de Primão, o jogador matou no peito e chutou sem direção, a bola se perdeu pela linha de fundo. O Paysandu reclamou pênalti, quando Rafael Grampola recebeu na área e teria sido tocado por Daniel, mas a arbitragem mandou seguir. O Floresta quase marcou o segundo gol com Primão, que chutou de fora da área e o goleiro Victor Souza espalmou para escanteio.
No lance seguinte, Marlon recebeu na área e foi derrubado por Flávio Alves, o árbitro marcou pênalti para o Papão. Rafael Grampola cobrou e o goleiro Tony defendeu e na sobra o próprio Rafael Grampola mandou para o fundo do barbante, aos 18 minutos, 1 a 1. Primão tentou marcar o segundo para o Floresta em cobrança de falta, mas a bola foi nas mãos do goleiro Victor Souza.
Carlos Renato recebeu e chutou, a bola foi longe da meta bicolor. O Papão tentou na bola parada com Marcelo, que cobrou falta e parou na boa defesa do goleiro Tony. A última chance do jogo, a bola sobrou na área do Papão para o chute de Mailson, mas a redonda se perdeu pela linha de fundo. Placar final: Paysandu 1 x 1 Floresta.
Com o empate, o Paysandu permanece na terceira colocação do Grupo A, com 21 pontos, enquanto que o Floresta é o sétimo com 16 pontos. O Papão volta a campo diante do Santa Cruz (PE), no próximo sábado (4), às 19h, no Estádio Leônidas Castro, a Curuzu, em Belém, partida válida pela 15ª rodada do Grupo A da Série C.
Por Fábio Relvas