Convênio firmado entre a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai garantir qualificação profissional na área de turismo a mais de 800 pessoas, em 15 municípios. A parceria, oficializada no último dia 30 de agosto, entre o presidente da Paratur, Adenauer Góes, e o superintendente do Senar, Walter Cardoso, prevê a execução de 16 cursos a partir deste mês. As aulas começam no dia 17, em Marapanim, município do nordeste paraense.
Segundo Adenauer Góes, esta e outras parcerias firmadas, entre elas com a Escola de Governo do Pará (EGPA), refletem uma das estratégias prioritárias da Paratur para este ano, a qualificação do setor. “Há uma demanda de qualificação de mão de obra e de arranjos produtivos. Vamos qualificar, pela Escola de Governo, os mais de 100 servidores da Paratur que atuam diretamente na área e, através do Senar e de outros parceiros que estamos articulando, levar essa qualificação a mais 15 municípios”, anuncia Adenauer.
Os cursos de qualificação, divididos em 40 turmas, envolverão 16 atividades do turismo. Também será fortalecido o segmento turismo rural, nas áreas de Gastronomia, Hotelaria, Receptivo, Planejamento, Empreendimentos Turísticos, Roteiros Turísticos e Artesanato, entre outras.
A primeira turma será formada em Marapanim, na área de Gestão de Negócios. As aulas acontecerão nos dias 17 e 18 deste mês. A segunda turma, também em Marapanim, será de Turismo Rural, com ênfase em Roteiros, Trilhas e Caminhadas, de 26 a 30 deste mês.
Walter Cardoso diz que “o convênio é muito importante porque solidifica uma parceria que já existiu na gestão anterior de Adenauer entre a Paratur, o Senar e a Federação da Agricultura no Estado do Pará (Faepa). É importante também porque leva aos produtores rurais dos municípios envolvidos uma oportunidade concreta de capacitar pessoas, preparar mão de obra e gerar renda”.
Demandas – Ao todo, 875 pessoas, nos 15 municípios, serão beneficiadas. Estas ações atendem ao levantamento de demandas por qualificação feito pelas secretarias municipais de turismo, associação de bares e restaurantes, entre outros, com o objetivo de conscientizar a todos para a prática de um turismo profissional e sustentável.
As ações inserem-se no Plano Emergencial de Qualificação Profissional para o Turismo Rural, traçado pela Paratur para os os municípios de Curuçá, Marapanim, Vigia, Quatipuru, Marabá, Paragominas, Parauapebas, Santarém, Medicilândia, Bragança, Maracanã, Soure e Salvaterra, a ser realizado no período de agosto a dezembro de 2011. Apesar de possuírem grande potencialidade turística, esses municípios necessitam de melhorias significativas na qualidade dos serviços disponíveis, o que pode gerar novos empreendimentos na região. O investimento total na realização do Plano Emergencial é de cerca de R$ 200 mil.
Benigna Soares – Paratur