Com base nos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é possível observar a trajetória do coronavírus em Parauapebas e fazer um diagnóstico da sua evolução junto às medidas preventivas adotadas pela população e pelo governo local.
Os últimos sete dias viram um declínio considerável do número de casos e óbitos por covid-19 confirmados na Capital do Minério, em comparação com o mesmo período no ano passado, quando 809 pessoas haviam sido diagnosticadas e 14 vindo a óbito em decorrência da doença.
Entre os dias 6 e 12 de junho, foram contabilizados 17 novos casos de covid-19 em Parauapebas, sem óbitos desde o dia 26 de maio. O número está estável em relação à semana anterior, tendo apenas um caso a menos, com os registros diários variando de 2 a 3 casos desde o final do mês anterior. Houve uma pequena queda na quantidade de pessoas testadas, indo de 196 para 177 testes. A média diária de testagem é de 25,28.
Ao todo, 67.793 casos foram confirmados desde o início da pandemia, além de 569 óbitos registrados. Já são 67.194 pessoas recuperadas da doença pelo sistema de saúde local. As informações foram atualizadas às 15h26 desta segunda-feira (13).
A taxa geral de ocupação de leitos no município está em 7%, representando 5 pessoas internadas e tendo permanecido abaixo dos 15% desde o mês de abril, sem internações no Sistema Único de Saúde. Já na rede particular, a capacidade em uso é de 23% para leitos regulares e 40% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Prevenção e Testagem
Tendo em vista a ressurgência em casos vista no país inteiro, faz-se necessário reforçar a importância de praticar as orientações do Ministério da Saúde e dos especialistas em relação aos cuidados com a saúde, mesmo por parte daqueles que tenham recebido todas as doses da vacina contra a covid-19.
Lave sempre as mãos com água e sabão ou utilize álcool 70%. Evite tocar olhos, nariz e boca. Quando sair de casa, use a máscara de proteção sobre o nariz e a boca. Seu uso, aliado ao distanciamento social e ao cumprimento por completo do quadro de vacinação são as melhores medidas preventivas.
A Semsa recomenda que aqueles a partir dos cinco anos de idade com sintomas gripais há mais de três dias realizem o teste para a doença. É necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência e o cartão SUS. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) VS-10, Minérios, Liberdade 1 e Cidade Nova, a testagem acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
O atendimento à população continua nestas UBSs, assim como na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Socorro Municipal, que atendem 24h.