Por Lima Rodrigues
Terça-feira que vem, 1º de maio, será comemorado mais um Dia do Trabalhador. Parauapebas é uma cidade de trabalhadores. Trabalhadores esses que vem de todos os lugares do País, sendo que maioria é oriunda do Maranhão. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Parauapebas, o Serviço Nacional de Emprego – SINE do município, atende em média de 200 a 300 pessoas diariamente. A maior procura é para a função de ajudante (servente e auxiliar de serviços gerais).
“O nosso problema ainda é a falta de qualificação. O mercado em Parauapebas é muito exigente. Todos os dias, atendemos pessoas que acabaram de chegar à cidade. Muitos aparecem no SINE ainda com as suas malas, ficam dormindo no terminal rodoviário, porque vem pra cá na ilusão que chegando, logo serão encaminhados e efetivados e não é bem assim”, explicou o Coordenador do SINE de Parauapebas, Antônio Cruz Gomes Ferreira, o Tom, em entrevista exclusiva.
Segundo ele, “devido à presença da mineradora VALE e consequentemente das empresas que prestam serviços pra ela, a nossa cidade é um celeiro de emprego e vem sempre crescendo”. De acordo com dados do SINE, de Janeiro até março deste ano “foram efetivados um total de 8.550 pessoas só pelo Serviço Nacional de Emprego”.
Tom aproveitou a oportunidade para enviar uma mensagem aos trabalhadores pelo seu Dia. “O SINE, a Prefeitura de Parauapebas e a SEMAS (Secretaria de Assistência Social) parabenizam a todos os trabalhadores pelo seu dia, em 1º de maio”.
2 comentários em “Parauapebas, a cidade dos trabalhadores”
Gostaria de saber o site ou contato do Sine de Parauapebas PARÁ grata.
Realmente e fato de que muitas pessoas que vêm de foram não são qualificadas para os cargos oferecidos, eu já trabalhei no SINE, sei bem disso. Mais o coordenador esqueceu de falar que têm sim pessoas qualificadas em Parauapebas, que precisam só de uma oportunidade, como eu sou formada em Comunicação e vou concluir meu MBA em RH, e não consigo emprego. Resumindo só consegue emprego aqui quem têm padrinho!