Parauapebas: alunos da UFPA participam de levantamento de Síndromes Cromossômicas

Continua depois da publicidade

Os alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA), do curso de Ciências Naturais em Parauapebas, Elisangela, Marcelo e Leonice, em parceria com o Instituto Evandro Chagas, sob coordenação do Professor. Dr. Edivaldo H. Corrêia,  participam do projeto de pesquisa Levantamento de Síndromes Cromossômicas nas Pessoas com Deficiência atendidas na APAE de Parauapebas. O objetivo do estudo é traçar o perfil citogenético dos atendidos pela entidade.

Os benefícios que teremos com este estudo serão de relevância para as famílias através de exames cariótipos*, pois geralmente a família deseja esclarecer o problema, e a definição da causa ajuda a estabelecer o risco de recorrência, planejar exames laboratoriais adequados, instituir o tratamento apropriado se existente, predizer o prognóstico e encaminhar o paciente e a família a grupos de apoio”, afirmou o aluno Marcelo Fonseca, ressaltando que, “assim sendo, o estudo realizará a averiguação de alterações cromossômicas numéricas e/ou estruturais em indivíduos com deficiência mental”.

A primeira coleta de material ocorreu na segunda-feira (30) no prédio da APAE, localizada à Rua L próximo da escola Cecília Meireles, em Parauapebas.

Cariótipos, a representação dos cromossomos
* O cariótipo de uma espécie é estabelecido a partir da forma e do número de seus cromossomos. São comumente utilizados para a descrição do cariótipo cromossomos mitóticos, em fase de metáfase. A representação do cariótipo pode ser um cariograma (imagem dos cromossomos) ou um idiograma (esquema dos cromossomos), e é ele quem fornece as informações substanciais para o estabelecimento das relações entre espécies, com respeito à organização e evolução dos cromossomos. (Fonte: biociencia.org).

Por Lima Rodrigues, de Parauapebas