Parauapebas: Após reunião com prefeito e secretários, Comdcap e Conselhos Tutelares esperam avanços nas políticas públicas infanto-juvenis

Órgãos de atenção à infância e à juventude se unem para buscar melhorias na Saúde, Educação e Assistência Social

Continua depois da publicidade

A sede do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) recebeu, na última quarta-feira (19), um encontro entre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap), Conselhos Tutelares I, II e III, com a presença do prefeito Darci Lermen e dos secretários Leal Nunes (Educação), Allan Palha (Saúde) e Celso Valério (Assistência Social).

Na ocasião, foram pautadas problemáticas persistentes que impactam diretamente a comunidade, como falta de vagas nas escolas, ausência de cuidadores às crianças com necessidades de cuidados especiais, ônibus com falhas mecânicas na zona rural, fila de crianças aguardando atendimento no Centro Especializado em Reabilitação (CER), falta de medicamentos nos acolhimentos, bem como falta de estrutura nos Conselhos Tutelares I, II e III.

A reunião, que durou em torno de oito horas, foi emblemática, tendo como histórico secretários municipais acompanhados de suas equipes técnicas fazendo filas para se reunirem com o Comdcap e conselheiros tutelares.

Na discussão, onde foram pautadas as possíveis soluções para as problemáticas existentes, foram acordados os seguintes encaminhamentos:

Educação

A Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas acordou de reorganizar as atividades dos assistentes pedagógicos, os direcionando para atender alunos que necessitam de cuidados especiais. Além disso, se comprometeu de se organizarem para abrirem mais vagas nas escolas.

Quanto aos ônibus, durante o período letivo de férias toda a frota passará por revisão e os veículos que apresentam falhas serão consertados para retornarem a atender aos alunos quando as aulas iniciarem.

Saúde

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas, o Centro Especializado em Reabilitação será ampliado com a saída da Policlínica Municipal e permanecendo no prédio atual. Bem como, irão contratar uma empresa para fazer a triagem dos 889 pacientes na fila de espera do CER e capacitar os profissionais da rede de atenção básica para fazerem as posteriores triagens e também para receberem em alguns casos esses pacientes na atenção básica.

Ainda, informaram que realizarão capacitações dos profissionais de toda a rede de saúde e adequações do fluxograma para atender demandas de violências contra crianças e adolescentes.

Assistência Social

Na reunião com a Semas foram discutidas as situações referentes à infraestrutura dos prédios e processos de trabalho dos conselhos tutelares, sendo firmada uma parceria entre a secretaria e o gabinete do prefeito para estruturar os conselhos tutelares I, II, III, incluindo sede administrativa do CT III, manutenção das estruturas físicas dos prédios, equipamentos eletrônicos e remanejamento de funcionários para atender o Conselho Tutelar.

Todas essas foram reuniões provocadas pelo Comdcap e Conselhos Tutelares no intuito de garantir com qualidade os direitos das crianças e adolescentes munícipes de Parauapebas. Todos esses acordos firmados estão sendo aguardados com muitas expectativas para os seus devidos cumprimentos.

(Texto: Sara Paé – Ascom Comdcap)