Parauapebas: autoridades envolvidas com segurança pública reinauguram carceragem do Rio Verde

Continua depois da publicidade

Carceragem (49)

Representantes das polícias Civil e Militar, Ministério Público, OAB, Susipe e do Poder Judiciário participaram, na manhã desta quarta-feira (18), de uma cerimônia simples de inauguração da reforma e ampliação das instalações da carceragem municipal do Rio Verde, em Parauapebas.

As obras de reforma e ampliação da carceragem constam de reforço na laje das três celas, troca da cobertura (telhado), reforma de todas as grades, construção de quatro banheiros e reforma de outros dois existentes; construção de calçada externa, troca total das instalações elétricas e hidráulicas, além de pintura completa do estabelecimento.

Os serviços de reforma da repartição pública atendem a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) lavrado no dia 29 de maio deste ano pelo Ministério Público Estadual e firmado com o Governo do Estado.

A cerimônia simples contou com as presenças do juiz Líbio Araújo Moura, titular da 3ª Vara Pela; promotores de Justiça João Batista de Araújo Cavaleiro Júnior e Bruna Rebeca Paiva de Morais; delegado Antônio Miranda Neto, agente prisional Zaqueu Costa e Silva, coordenador carcerário da Susipe em Parauapebas; advogado Gildásio Teixeira, representante da Subseção da OAB no município, entre outras autoridades.

Carceragem (81)Na oportunidade, o promotor João Batista Júnior destacou que a partir de agora os 80 presos de justiça vão contar com instalações novas da carceragem, situação que proporciona aos detentos mais dignidade. Ele lembrou que o Governo do Estado deve começar ainda este ano a construção de um novo presídio em Parauapebas, às margens da rodovia PA 160, sentido Canaã dos Carajás, com a oferta de 300 vagas.

Por sua vez, o juiz Líbio Moura ordenou que os presidiários, que foram colocados sentados na área externa do prédio para ouvir os pronunciamentos das autoridades, zelassem pelo patrimônio público que acabavam de receber, sob pena de serem responsabilizados por eventuais danos físicos que causarem.

Fotos: Ronaldo Modesto – texto Waldyr Silva

5 comentários em “Parauapebas: autoridades envolvidas com segurança pública reinauguram carceragem do Rio Verde

  1. antonio de paula Responder

    descupe o nome da pa eu escrevi o errado é certo 160 o resto é tudo verídico e mais informação pode verificar in locu e na sempror.

  2. antonio de paula Responder

    o que acho um absurdo que as autoridades de segurança pública de parauapebas falam de boca cheia que o governo do estado vai construir um um presidio com trezentas vagas às margens da pa 275. algum de voces sabem onde que é este local? este local foi prometido pelo prefeito em forma de doação e as autoridades policiais foram e escolheram o melhor local do centro de tecnologia da agricultura familiar de parauapebas conhecido como cetaf. se for doado este local o cetaf deixa de exitir. este local serve para pesquisa da universidade rural da amazonia, onde dezenas de alunos e alguns professores fazem pesquisas e estágios. funcionam o viveiro de mudas de frutas que são distribuidos para os produtores rurais de parauapeba, cerca de 200.000 mil mudas são produzidas anualmente. são desenvolvidos todos os programas da secretaria municipal de produção rural. como leite a pasto. fruticultura, cacaucutura, apicultura, olericultura, terra viva, avicultura. estagio de alunos de várias escolas técnicas e universidades. será ze dudu e caros leitores que é justo construir um presidio com vaga para 300 detentos e milhares de produtores, centenas de alunos e dezenas de professores deicharem de ter este local que além de tudo serve para dias de campo e capacitação de técnicos e produtores? sabemos que ter um local para construir um presidio é necessario mas teria que ser justamente neste local? temos a area que foi comprada para o distrito industrial que é de 34 alqueieres e serão utilizados somente sete. será que alguém já conversou com os técnicos, produtores,, moradores no cedere I, OS Tecnicos, professores da ufra, com o secretário? porque voce não zé dudu levante esta informação. ou voce tambem acha que uma construção num lugar deste é mais importante do que foi exposto. fique aqui meu desabafo. gostaria que mais gente ajudasse a impedir esta tragédia para a pesquisa ao ensino, a extensão e a capacitação de técnicos, produtores e alunos.

  3. MAURICIO Responder

    Lucas,mantenho minha opinião mesmo que fossem pessoas proximas. Se esta lá é porque quis se dar bem de forma errada, então tem que pagar.No caso de Parauapebas-Pa, penso que a maioria que esta preso é por roubo, assalto, assasinato, trafico de drogas, basta olharmos os jornais e veremos .
    Recentemente fui assaltado por um individuo que já foi preso 03 vezes e voltou ao mundo do crime logo que foi solto,além do prejuizo material que não foi pouco, ficou o medo. e as marcas da violência usada durante o assalto. Mas ai o cara é preso, a familia tem auxilio do gorverno,cama, comida por nossa conta.

  4. Lucas Responder

    Caro Mauricio, entendo sua frustação. Porém se um desses presos fosse um filho seu? ou um irmão? ou mesmo seu pai? você teria a mesma opinião? Lembramos que nem todos que estão lá dentro são ladrões e/ou bandidos as vezes cometeram crimes contra um sistema e não exatamente contra um cidadão. Mas concordo com você esse “paisinho brasilsinho”, precisa mesmo é de educação.. o lema é: eduquem se as cruianças e não será nessessario castigar os homens”

  5. MAURICIO Responder

    PENSO QUE DEVERIAMOS INVESTIR MUITO MAIS EM EDUCAÇÃO DO QUE ZELAR PELA DIGINIDADE DO PRESOS, ASSIM TALVEZ DIMINUIRIAMOS O NUMERO DE DETENTOS.ELES NÃO PENSAM NENHUM POUCO NA DIGINIDADE DAS PESSOAS DE BEM QUE SÃO ROUBADAS, ASSALTADAS E MUITAS VEZES PERDEM A VIDA POR O MARGINAL SIMPLESMENTE GOSTA DE VER A QUEDA.

Deixe seu comentário

Posts relacionados