No próximo domingo, 2 de outubro, o BioParque Vale Amazônia estará fechado por conta da realização do primeiro turno das eleições de 2022. A visitação será retomada normalmente a partir de segunda-feira, das 10h às 16h.
Localizado dentro da Floresta Nacional de Carajás, unidade de Conservação Federal gerida e fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e conservada com o apoio da Vale, o BioParque tem aproximadamente 30 hectares de área, dos quais cerca de 70% de floresta nativa, dividido entre 29 recintos, conta com mais de 360 animais e um herbário, com 10 mil plantas catalogadas e certificadas pelo Jardim Botânico de Nova Iorque.
Além de espaço para visitação, onde é possível ver espécies da fauna e flora amazônica, o Bioparque desenvolve programa voltado à reprodução em cativeiro de espécies do bioma amazônico e que estão ameaçadas de extinção. Já foram alcançados importantes resultados, como o nascimento de filhotes de ararajuba, onça-pintada e harpia.
Serviço
O BioParque Vale Amazônia é aberto de segunda a domingo, sete dias por semana, das 10h às 16h. A visitação é gratuita. É importante lembrar que é necessária a liberação de acesso na portaria do ICMBio, em Parauapebas, para acessar a Floresta Nacional de Carajás.