A vacina que previne contra o vírus HPV estará disponível para adolescentes do sexo feminino, na faixa etária de 11 a 13 anos, nas Unidades Básicas de Saúde de Parauapebas e também nas escolas públicas e privadas, a partir do dia 10 de março.
Para receber a vacina, basta a adolescente apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação e ficar atenta ao calendário vacinal. Cada adolescente deverá tomar três doses para concluir a proteção, sendo a segunda delas seis meses depois da primeira e a terceira dose cinco anos após a primeira.
A transmissão do vírus ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. A vacina tem eficácia maior nas adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, ou seja, que ainda não iniciaram sua vida sexual.
A vacina protege contra quatro tipos de HPV, dois capazes de provocar câncer e dois relacionados ao aparecimento de verrugas. Vacine sua filha e contribua para a prevenção da doença, a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil. A vacina ficará disponível nas Unidades de Saúde durante todo o ano.