Para deixar os dois cemitérios da cidade em condições para visitação no Dia de Finados, celebrado nesta terça-feira (2), a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semur) realizou a limpeza dos locais e também organizou uma logística para ajudar os visitantes a localizar os túmulos dos entes queridos. Os cemitérios, que ficaram fechados no ano passado devido à pandemia, estarão abertos à visitação de 7h às 17h.
A expectativa é que milhares de pessoas visitem os cemitérios no Dia 2. O maior número de visitantes é esperado no Cemitério jardim da Saudade, localizado no Bairro Vila Rica, às margens da rodovia Faruk Salmen, que é único ativo na cidade. O Cemitério Jardim Eterno, no Bairro Rio Verde, primeiro da cidade, já está desativado para sepultamento.
De acordo com a Semurb, o cemitério passou por serviços de limpeza gerais essa semana e está pronto para receber os visitantes. Já o Jardim da Saudade, onde é feita limpeza periódica com roço e capina, recebeu limpeza geral com retirada de entulhos e podas de árvores.
“A parte interna e externa dos cemitérios receberam os serviços de limpeza. Esse reforço é importante para afastar animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões, e mantém toda estrutura limpa”, informou o diretor de Gestão de Resíduos Sólidos da Semurb, Raildo Araújo.
Durante a visitação de no Dia de Finados, as pessoas devem seguir os protocolos de prevenção contra a Covid-19, como o uso de máscara e manter o distanciamento. A Semurb também vai disponibilizar uma equipe de servidores para auxiliar os visitantes na localização de túmulos de entes queridos, assim como para organizar os comerciantes de flores, velas e outros produtos tradicionais dentro dos cemitérios.
Para garantir a segurança dos visitantes, equipes da Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTT) e Polícia Militar estarão com viaturas fixas e em ronda às proximidades dos cemitérios.
Tina DeBord