A semana começou com forte chuva que deixou um sinal de alerta na população que reside nas áreas de risco de Parauapebas, sudeste do estado. Na segunda-feira (13), o temporal que caiu na madrugada deixou diversos bairros alagados. A água invadiu casas e estabelecimentos comerciais, causando prejuízo aos moradores que residem nas áreas vulneráveis.
Com a elevação e transbordamento do Rio Parauapebas, alagando diversos pontos da cidade, a Defesa Civil emitiu um alerta laranja para risco de deslizamento em alguns pontos da cidade, principalmente nos bairros Betânia, Liberdade, São Lucas e Céu Azul.
Esta quarta-feira (15) foi mais uma vez de muita chuva, situação que deixou órgão atento para casos de inundação, deslizamento e descoramento que podem ocorrer nos próximos dias. De acordo com informações emitidas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), o monitoramento nos setores de risco vem sendo reforçado.
Vários pontos de alagamento, inundação e deslizamento foram identificados em diversos bairros: Nova Vida, Betânia, Rio Verde, Novo Horizonte, Primavera, Cidade Jardim, Vila Nova e Popular II. Um levantamento afirma que, até o momento, uma família está desalojada e recebe todo o apoio do governo municipal.
Segundo a meteorologia, a previsão é de mais chuva para os próximos dias. Nas últimas 72 horas, choveu metade do esperado para todo o mês de março, conforme informações da Defesa Civil. A equipe segue monitorando a elevação do rio, que chegou a 8,15 m com a chuva que caiu nesta manhã.
A orientação é que a população fique atenta e, em caso de emergência, acionar as equipes da Defesa Civil pelos contatos 3356-2597 e 199, ou via Centro de Controle e Operações – CCO, pelo telefone (94) 99278-0431. O atendimento acontece 24 horas.