Filas em bancos: o assunto parece ser velho, por já ter sido abordado inúmeras vezes pela imprensa, mas continua novinho em folha para quem precisa ir a uma agência bancária resolver alguma pendência ou simplesmente tentar sacar seu salário no início de cada mês. As pessoas passam horas e horas numa fila, perdem um dia de trabalho, sofrem com a falta de banheiros e às vezes até de bebedouros nas agências para matar a sede. Mas uma coisa é certa: as pessoas têm sede de eficiência no atendimento, coisa que os bancos não estão nem aí, enquanto a cada trimestre anunciam lucros de bilhões de reais.
Marcelo Simão de Oliveira, 36 anos, morador da Cidade Jardim trabalha numa empresa de engenharia na Serra dos Carajás, mora há 3 anos em Parauapebas (PA) e sempre vai aos bancos. E sofre nas filas. “Sempre enfrento filas enormes. É complicado. Chego a ficar mais de uma hora numa fila e perco muito tempo do meu dia. Eu creio que os bancos não tomam providências para melhorar o atendimento. Todo dia chega gente em Parauapebas, a cidade está pequena para tanta gente e a situação dos bancos ficando cada vez pior e ninguém toma as providências”, reclamou, indignado, o cliente da Caixa Econômica Federal.
Muitas pessoas sofrem nas filas a exemplo de Marcelo Simão, mas talvez por medo de alguma represália ou alguma coisa estranha, não querem se identificar para a reportagem, apesar de confirmarem que ficam aborrecidas nas filas das agências bancárias.
O que diz o PROCON
Entre julho e dezembro do ano passado, o PROCON de Parauapebas realizou um trabalho de fiscalização rigoroso nos bancos e constatou que esse trabalho surtiu efeito e houve uma significativa melhora no atendimento em relação às filas para atendimento nos caixas, conforme explicou a Coordenadora do órgão responsável pela defesa do consumidor no município, Evellyn Melo. “Posteriormente, veio a greve dos bancários e isso acabou desestruturando completamente o setor de atendimento. Houve uma situação de anormalidade em que há necessidade de se aguardar a normalização desses serviços para se verificar se a greve teve ou não algum efeito nas filas devido ao acúmulo de atendimento”, ressaltou.
A coordenadora destacou que em seguida houve o recesso de final de ano “ e agora estamos passando por uma reestruturação do PROCON de Parauapebas, mas em breve vamos reiniciar as fiscalizações nos bancos para verificar se o limite determinado pela Lei Municipal 3.821-A de 31 de agosto de 1999 está sendo violado ou não ”, alertou.
O PROCON recebe a denúncia do cliente do banco e uma equipe do órgão fiscalizador vai ao local imediatamente ou no máximo em 24 horas para constatar se está havendo ou não a irregularidade. “Foram seis denúncias só final de 2011. Todas as agências foram autuadas. Alguns processos ainda não foram julgados. A multa, depois de feita a apuração da denúncia e constatada a infração, passa de dois mil Reais. O dinheiro arrecadado, recolhido por intermédio do Departamento de Arrecadação, vai para o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor”, informou Evellyn.
Segundo o PROCON, “de 2007 a 2011, seis processos foram julgados procedentes contra o Banco do Brasil e dois contra a Caixa Econômica Federal e as multas recolhidas. Houve denúncias também contra o Itaú e o Bradesco, mas os auto de infração ainda não foram julgados”. Vale lembrar que Lei Municipal 3.821-A, no seu Artigo 2º determina que o cliente seja atendido em “até 20 minutos em dias normais e em até 30 minutos em dias de pagamento de servidores públicos federais, estaduais e municipais e anteriormente e posteriormente a feriados”.
A Coordenadora do PROCON, Evellyn Melo, disse que os bancos sempre alegam ineficiência no atendimento à queda de energia elétrica, ineficiência do sistema operacional e falta de caixas suficientes. “Mas isso não os eximem da responsabilidade, já que deveriam ter mais caixas nos bancos”, alertou.
De acordo com ela, o Bradesco deu uma melhorada significativa com a implantação dos correspondentes bancários e a inauguração de uma agência no shopping da cidade e outra na vizinha Curionópolis.
As agências da Caixa Econômica Federal, do Bradesco e do Banco do Brasil da Cidade Nova em Parauapebas foram procuradas pela reportagem, mas não se manifestaram sobre as reclamações a respeito de filas nas agências até o fechamento desta matéria às 9:20 horas desta quinta-feira (27).
CDL reclama de prejuízo
As enormes filas nos bancos não prejudicam só o cidadão comum no dia a dia, mas também os pequenos, médios e grandes empresários. “Com certeza é um problema que nos aflige há muito tempo. A gente vê constantemente reportagens mostrando as filas dos bancos e não se vê solução. Tenho funcionário que chegou a ficar de 10 horas da manhã até seis da tarde dentro de uma agência bancária. Isso tem custo, além de desconforto. A lei da fila não é cumprida e não vejo nenhuma ação consistente para resolver o problema na região. A nossa região cresce a mais de 18% ao ano. Para nós, lojistas, é ruim porque gera despesa, desconforto como cidadão e lamentavelmente a gente vê que não melhora”, desabafou o empresário Daniel Lopes, que é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas (CDL).
Segundo ele, falta vontade política dos administradores e dos próprios bancos. “A CDL está preparando um documento para ser encaminhado ao Ministério Público para tentar encontrar uma solução para o problema. Nós somos uma das principais cidades do país com trabalhadores com carteira assinada e temos um gargalo porque os bancos não acompanham o aumento do crescimento da cidade. O pequeno cliente quer ir ao banco sacar seu dinheiro e resolver seus problemas. O empresário não tem tempo para ir a banco e só vai a uma agência quando o funcionário não consegue resolver o problema. O Bradesco do shopping está vazio, porque o cliente quer resolver seu problema na sua agência na cidade. O banco não investe tanto em atendimento ao público porque o pequeno cliente não dá tanta lucratividade para ele”, afirmou Daniel.
O dirigente lojista fez um alerta: “as agências bancarias que vão ser inauguradas em Parauapebas, já vão nascer deficitárias, porque nossa cidade cresce a cada dia. Só na Cidade Jardim temos mais de 50 novas lojas de materiais de construção, que serão atendidas como? A estrutura humana das agências está sobrecarregada e não vejo solução em curto prazo”, disse Daniel Lopes.
O Legislativo tem se manifestado sobre assunto, mesmo que timidamente. Vale lembrar que a Câmara Municipal de Parauapebas aprovou, em novembro de 2010, requerimento de autoria do vereador Odilon Rocha de Sanção (PMDB), solicitando providências do Poder Executivo, PROCON e Ministério Público Estadual, “para que se faça cumprir o que determina a Lei Municipal N° 3.821-A/99, que limita o tempo de espera nas filas dos bancos da cidade” De acordo com o vereador Odilon, “a Lei ainda não foi cumprida, e o tempo de espera em filas bancárias chega a ser humilhante para o cidadão”. (Por Lima Rodrigues, de Parauapebas).
13 comentários em “Parauapebas: cidadão sofre em filas de bancos”
ê propaganda descarada hein? 🙂
This is a different sort of opinion that many people don’t usually talk about. Generally when I come across these sort of things I like to post them on Digg. Although this time I’m not sure if this would be best for the users. I will be sure to submit something else though.
Meu Deus esse povo adora uma fila num pode ouvir falar que tem uma fila na esquina que ta correndo……
1º banco
2º hospital
3º posto saude
4º farmacia
5º posto gasolina
6º supermercado
7º escola
8º correios
9º ate no procon mas nada adianta
so jesus quando voltar porque nessa encarnaçao ta dificil.
Grande coisa, noticiar, o povo comentar…
Isso não adianta de nada… dos anos, que isso é a realidade aqui, sempre a mesma coisa, o povo dormindo nas filas, reclamações, promessas de providencias, e dá no que?
PN! Nada vezes NADA!
Então, não vejo nem motivo noticiar algo que já é de praxe nessa cidade sem lei, sem governo, sem estrutura, e com muita gente burra que em toda eleição faz a mesma CAGADA! Só vota em FDP pra encher o bolso de grana e PRONTO!
Porque reclamam, se eles mesmo escolhem viver nessa miséria que vivem?!
Há algum tempo que defendo que se processe não apenas os infratores, como também os que têm a função de fiscalizar e não o fazem.
O PROCON diz que vai aguardar para VER se está sendo cometida alguma irregularidade? Essa pessoa vive onde? Em Marte?? Em Parauapebas é que não é. Terra de Todas as Filas. E esse papo de apenas poucas denúncias, não serve.
Existem denúncias que saltam aos olhos, companheiros! O PROCON precisa sair desse marasmo comodista de esperar que o cidadão cumpra seu dever cívico e ele mesmo cumpra seu dever constitucional e vá lá fiscalizar.
Multa de 2 mil reais é brincadeira, viu? Com uma multa dessas, eu quebro, mas um banco nem sente. A multa só é efetiva se ela realmente desequilibrar o caixa do multado. Construir outras agências, instalar mais caixas, contratar mais funcionários, isso tudo custa muito mais que 2 mil reais.. então é mais negócio pagar essa piada, digo, multa, não concordam?
É o velho negócio: um finge que fiscaliza, outro finge que respeita.
Multa de verdade, para bancos, é de 1 milhão para mais. Com algumas dessa, o banco com certeza corre pra resolver, ou quebra.
Pare de nos ridicularizar, PROCON! Quer mesmo trabalhar?? Faça uma força-tarefa! Uma equipe de fiscais, munidas com todos os documentos necessários para uma denúncia e vão aos bancos durante o expediente bancário. Vocês sairão de lá com TONELADAS de denúncias!!!!!
Caro anônimo, se vc quer elogiar a Cooordenadora do PROCON, elogie e ponto final.
Ela pode ser sensata, capacitada e competente, mas até agora, O SETOR NADA FEZ, NA FIGURA DELA OU DE OUTROS QUE POR LÁ PASSARAM, EM RELAÇAO AOS BANCOS?
“My opinion” o PROCON, NO BRASIL, EM PEBAS, ñ passa de um setor que gera emprego para os “amigos do rei”. Pode mostrar o relatório que quiser. Resolve miudezas ou micropequenosprobleminhas entre lojas e consumidor, zefini.
O MINISTÉRIO PÚBLICO, PRA RESOLVER QQ COISA, JÁ QUE SE ENCONTRA ÀS VOLTAS COM INÚMEROS PROCESSOS, TERIA DE TER FORMADO UM ‘EXÉRCITO DE RESERVA’ DESDE mil novecentos e antigamente, PARA DAR CONTA DO RECADO. Tô vendo um dia, eles saírem do FORUM caregados por ratos, de tantos processos (papeladas) naquele local.
ACIP? Quem é ACIP, mesmo?
Meu querido Nilvan, realmente, temos aí um contraponto de ideias (Piaget e Vygotsky), o mal contrapõe o bem. E, já que somos o LIXO BANCÁRIO, segundo o cidadão Olho Vivo, entao vamos JOGAR MERDA NESSES BANCOS. Dúvido muito que a soma dos 20 reais da minha conta com os 20 da sua ñ faça diferença para essas instituiçoes. VAMOS RECLAMAR MEU POVO. VAMOS À LUTA COMPANHEIROS. BOCA NO TROMBONE, BOCA NO APITO. VAMOS LÁ.
Capitalismo selvagem, fiscalização ineficiente, políticos coniventes. Os bancos sorriem enquanto nos tiram o pouco que temos, com seus juros exorbitantes, descarados, e nós, trouxas aceitamos caladose passivos à tudo isso. Se o ministério público conhece a situação, o Procon, os vereadores, o que está faltando então? Quando os usuários e correntistas usarem de sua força e começarem a quebradeira das das agencias bancárias, esses serão amaciados com cacetetes e spray de pimenta nos olhos. No Brasil a fila é generalizada, mas aqui em Parauapebas, além de humilhante é um escárnio à todos.
Mais indignante é ver a mídia que os órgãos de comuniação veiculam sobre os bancos, os lucros que auferem nem se fala, tudo a custo disso, pessoas sofrem e reclamam, mas não tem atitude… A justiça tem que funcionar, o cidadão sabe de seus direitos? sabe o que fazer?… Então…
Vai chegar o tempo que a indignação vai ser maior que o medo!
Excelente matéria, Lima Rodrigues. E veja o contraponto: o Bradesco (Bradespar) é integrante do consórcio que detém o poder da Vale. Inegavelmente, como diz a matéria, é o menos pior dos bancos da cidade. O Banco do Brasil, perdeu suas características de banco público e entrou na ciranda do capital, obtendo lucros cada vez maiores e sendo um dos maiores “proprietários” de terras no País. Falta muito, ainda… para sermos tratados como gente.
Essas instituições ultrapoderosas auferem seus gordos lucros do médio e do grande empresário rural e urbano. O cidadão comum só é atendido pelos bancos por força de legislação que os obriga a atender ao público. Portanto, senhores, aquele que fica em pé o dia ou à noite na fila do banco, este é tido por essas instituições como LIXO BANCÁRIO, não lhes interessa. Combinado com o abandono do Poder Público, que, efetivamente nada faz.
Gente, fico a pensar! Até quando, governo, orgãos publicos e bancos principalmente pensam que o povo é burro! Todos nos sabemos o que falta , principalmente nos bancos é:
Gente de verdade para atender as pessoas;
Agências adquadas para o atendimento;
Fiscalização seria do PROCON;
Multa severa para essas instituições;
Ou um dia o povo quebrar tudo, para que so assim, talvez eles resolvam fazer ulguma melhoria!
ZÉ DUDU, A COORDENADORA DO PROCON ME PARESSE UMA PESSOA SENSATA E CAPACITADA, E MAIS, MUITO COMPETENTE, PORÉM ISSO NÃO BASTA, PRECISAMOS QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO OU ALGUÉM REALMENTE AGIR SOBRE ESSE QUE É UM ASSUNTO ANTIGO A NÍVEL DE PAÍS E AQUI EM PARAUAPEBAS É PIOR AINDA!
ENTÃO NÃO BASTA ACIP RECLAMAR, TEM QUE AGIR, ONDE PRECISAMOS IR, A QUEM RECORRER, EM FIM IR ONDE O PROBLEMA SERÁ RESOLVIDO, MAS OQUE PARECE É QUE SOMOS PALHAÇOS FAZENDO PARTE DE UM CIRCO DE LONGA TEMPORADA!!
ENTÃO ACIP, PROCOM, E OUTROS ÓRGÃOS INTERESSADOS, PARÉM DE MURMÚRIOS E ACHEM UMA SOLUÇÃO!!!
“A multa, depois de feita a apuração da denúncia e constatada a infração, passa de dois mil Reais.”
Pelo descaso dos bancos, essa multa deveria ser acrescida de mais três zeros, ou seja R$. 2.000.000,00.
Quem sabe assim fariam alguma coisa para melhorar esse atendimento caótico.