Está no site da Prefeitura de Parauapebas:
Parauapebas está entre os 14 municípios classificados no setor de turismo no Estado do Pará. Avaliado pelo Ministério do Turismo, de acordo com a política de regionalização do turismo, que classificou as cidades de todo o Brasil nas categorias turístico, potencial turístico e apoio ao turismo, Parauapebas recebeu o certificado da Paratur (Companhia Paraense de Turismo).
Por este motivo, a Paratur, Secretaria de Desenvolvimento (Seden) e Secretaria de Produção Rural (Sempror) se reuniram para avaliar as potencialidades turísticas do município, com o objetivo de divulgar as belezas naturais de Parauapebas na 5ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), que acontece entre os dias 12 e 15 de agosto, em Belém, no Hangar, Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Com o tema "Turismo é Negócio na Amazônia", a FITA é uma grande oportunidade para que o trade mundial possa conhecer os diferentes produtos e serviços da atividade turística dos estados e países que compõem a Pan-Amazônia. Parauapebas participará juntamente com o pólo Araguaia Tocantins, que compreende aproximadamente 12 municípios, sendo que os principais do sudeste do Pará são Parauapebas, Marabá, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás, Água Azul do Norte, Piçarra, Xinguara, Rio Maria e Tucuruí.
De acordo com Leônidas Brito, secretário adjunto da Seden, Parauapebas levará para demonstrar na FITA o turismo rural, que é o contato mais direto com a natureza, a agricultura e as tradições locais, como as agrovilas, fazendas, cachoeiras, lavoura de melancia, produção de açaí; o turismo ecológico, que é um turismo de lazer, esportivo ou educacional em áreas naturais, como a Floresta Carajás, as águas termais, zoobotânico e o turismo de negócios, em que o indivíduo viaja por circunstâncias de trabalho e usufrui de transporte, alimentação, hospedagem e lazer. "Pretendemos tornar nosso município um potencial turístico, uma das fontes de renda, pois o minério não é renovável".
O turismo de negócios será o principal ponto, pois Parauapebas é voltado para atividades de mercado, tanto que representantes de hotéis e agências de viagem estiveram presentes no evento a fim de se cadastrarem na Paratur, para divulgar seus serviços e nosso potencial local.
Texto: Cristhianne Cardoso; foto: José Piedade
[ad code=4 align=center]
4 comentários em “Parauapebas é classificada como cidade turística do Pará”
Gostaria de encontrar o amigo Abimae,l irmão de Abrãao, lida com garimpos e pedras preciosas. São naturais de Santo Estevão Bahia
Alguém pode me dizer onde tem um ponto turistico em Parauapebas? Há lembrei – City Park, praça mahatma Ghandi, ou talvez os belos rios que inunda á cidade
Finalmente conseguiram enxergar o potencial turístico da região… O turismo é uma das modalidades que mais empregam e geram renda no mundo. É preciso apenas vontade política.
Mas nem chegamos perto de ser cidade turística, tratando-se de turismo ecológico. Somos sim cidade turística, mas como turismo de negócios.
Enfim, espero que agora dê uma alavancada neste setor e possamos ser menos escravos do extrativismo.
Olha, não sei pq ainda aqui não tem o arvorismo e outros esportes radicais ou não radicais. o pessoal fica na onda que o darci é inteligente, mas cade o turismo? ele ta é rico. a cidade ta pessima e ainda tem gente e colegas meus que ainda acham que trouxemos coisas boas. as coisas boas estao se perdendo entre tantas coisa ruins.