Cerca de R$ 1,325 bilhão. Este é o orçamento previsto para o ano de 2014 em Parauapebas. Nessa quarta-feira, 18, durante Sessão Extraordinária da Câmara Municipal, os vereadores apreciaram em primeira discussão o projeto que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA-2014).
A LOA estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. Ela determina a alocação de recursos para os programas e as ações que serão feitas no decorrer de 2014 em Parauapebas. Todos os parlamentares apresentaram emendas ao Orçamento, tanto individuais, quanto conjuntas, totalizando 60. Esta é a maior quantidade de emendas já realizada pelo Legislativo a um Projeto da LOA.
Já o Plano Plurianual Aplicado (PPA) para o quadriênio 2014-2017 (Projeto de Lei Nº038/2013 – autoria do Executivo Municipal) foi aprovado por unanimidade, em segunda votação, na terça-feira, 17.
O PPA é um planejamento governamental estratégico que estabelece, de forma tematizada, as diretrizes, os objetivos e as metas do Governo para um período de quatro anos. Trata também das despesas relativas aos programas de duração continuada. O Plano Plurianual 2014-2017 foi organizado com base em quatro objetivos temáticos, sendo eles: o desenvolvimento social; desenvolvimento e produtividade; infraestrutura urbana e social e gestão administrativa.
Na terça-feira foi aprovado também em segunda votação, o Projeto de Lei N°064/2013, que autoriza o poder executivo a doar terrenos de sua propriedade ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), administrado pela Caixa Econômica Federal. Essa doação é uma das condições para que a Caixa possa construir unidades habitacionais no município por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
Os trabalhos do Legislativo em 2013 serão encerrados nesta sexta-feira, 20. Haverá Sessão Extraordinária a partir das 16 horas para apreciação, em segunda votação, da LOA. Com ela o Legislativo encerra os trabalhos de 2013 e entrará em recesso. O retorno ocorrerá no dia 15 de fevereiro de 2014.
6 comentários em “Parauapebas: Câmara aprova PPA e Orçamento de R$1,325 bi para 2014”
Muito dinheiro para pouco resultado. Quando irão fazer rede de esgoto em Parauapebas? A cidade tem mau cheiro, quem chega aqui, logo percebe esse odor desagradável. Sinceramente, não vi grande avanço em 2013. Esperamos que tudo melhore em 2014; que o povo seja realmente, prioridade. Que os serviços tenham qualidade.
Acredito nos políticos comprometidos com as causas sociais; acredito também na intenção dos governantes municipais em aplicar decentemente os recursos públicos…
Como acredito no povo – no eleitor esclarecido – que estará acompanhando a aplicação desses recursos, para que nas próximas eleições possamos extirpar da vida pública os “fichas sujas”.
Pra ser aprovado teve que rolar o mensalão…. Tudo muindo sabe e finge
AGORA VOÇES VAO QUEIMAR TIJOLO COM MUITO DINHEIRO NAO E CAMBADA BANDO DE PRA NADA.
.e muito dinheiro para poucos cade as obras que não foi feita cade pestaçao de conta deste ano que já terminando o ano cade o dinheiro o foi para salva a integral da falência coitado do povo do paraupebas pede para sai mariano
pode ser orçamento que for mais a prefeitura eo vereadores deixa escapar no ralo da roubalheira do bajulamento