Em cumprimento ao cronograma de ações para a implantação do ramal ferroviário em Parauapebas, a empresa Vale apresentou na terça-feira (12) ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) a proposta de implantação que contribuirá para o escoamento do minério a ser extraído na mina do Projeto S11D, localizado no município de Canaã dos Carajás.
O Comam é um órgão consultivo e deliberativo das políticas municipais de meio ambiente e de participação direta da sociedade civil. O encontro ocorreu na sala de videoconferência do Ceup e contou com a representação das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Urbanismo (Semurb), Educação (Semed), Saúde (Semsa), Assistência Social (Semas), Procuradoria e Gabinete do Prefeito, além da Polícia Militar.
A implantação do ramal ferroviário já foi pauta de mais de 100 reuniões entre a Vale, o poder público e a comunidade residente nas áreas de influência do empreendimento, incluindo a realização de uma audiência pública ocorrida em Parauapebas em maio de 2011. O encontro desta terça-feira foi o primeiro entre a empresa e o conselho.
Após a apresentação do projeto pela equipe técnica da Vale, vários questionamentos foram feitos pelos presentes à empresa, no que tange aos impactos sociais, econômicos e ambientais relacionados à sua implantação.
De acordo com Isley Ferreira, coordenador do departamento de licenciamento ambiental da Semma, o termo de compromisso assinado pela mineradora na fase de Licença Prévia ainda não foi cumprido em sua totalidade, o que requer precaução na condução do processo, assim como é necessário ainda definir de que forma os programas propostos para minimizar os impactos sociais, econômicos e ambientais na cidade serão fomentados pela empresa.
Frederico Drummond, coordenador do ICMbio e integrante do Comam, elogiou o empenho dos técnicos da Semma e sugeriu que o conselho referende o parecer técnico da secretaria, que é desfavorável à implantação do ramal agora em abril, como deseja a empresa. De acordo com o representante do Crea e também integrante do Comam, Retyclive Barbosa, a próxima reunião do conselho será dia 26 de março para definir esse encaminhamento.
O titular interino da Semma, Zôenio Silva, disse que o ramal “é uma certeza, que vai acontecer, mas terá que atender a todas as prerrogativas técnicas e sociais estabelecidas”, afirma o secretário. Juliana Souza, secretária do Gabinete, informou que o Prefeito necessita de um encontro com o Comam para tratar do assunto, e solicitou o agendamento da reunião.
Ramal ferroviário de Parauapebas
Uma obra prevista para 33 meses de execução, com início logo após a liberação da LI – Licença de Implantação – emitida pelo Ibama, o ramal ferroviário passa por análises do poder público e da sociedade civil organizada que participam de discussões sobre o assunto, buscando um consenso.
O ramal terá 101 quilômetros de extensão e integrará, através de um sistema multimodal, rodoferroviário, o escoamento dos diferentes produtos da região, integrando ao corredor de exportação Norte, por interligação com a Estrada de Ferro Carajás (EFC), o Porto de São Luís e os diversos empreendimentos da mineradora na região.
A ferrovia cortará uma faixa do perímetro urbano à altura do Centro de Formação Paroquial, na rodovia PA-160, sentido Canaã dos Carajás; a rodovia PA-275, próximo ao loteamento Nova Carajás, saída para Curionópolis; passará aos fundos do Bairro Minha Casa Minha Vida, nas proximidades do Projeto Pipa; e irá até a EFC, no Bairro Palmares Sul.
11 comentários em “Parauapebas: Comam convida Vale para apresentar projeto do ramal ferroviário que ligará EFC ao projeto S11D”
PARAUAPEBAS não pode ser comtemplada com mais esta mazela o impacto social desta transposição só trará transtormo, mazela , sofrimento para população. A apresentação forma simplista e mal planejada deste projeto não contempla o futuro a população sabe muito pouco o que vai acontecer é so olhar o que passa em MARABá para sentir o impacto aqui amanhã!
Alguns oportunistas já se deram bem e o cidadão comun como fica !
Vamos fazer um baixo assinado obrigado a VALE fazer um projeto mais decente para municipio hoje temos solução de engenharia mais inteligentes para transbordo de area urbana a que foi apresentada é insustentável sobre o ponto de vista socioeconômico.
Vamos aprovar um tunel de 32 Km na travesia do perimetro urbano do municipio garantindo sua mobilidade , segurança e qualidade de vida.
A cidade estará prensada entre o RAMAL ferroviário e a Floresta nacional Carajás e este ramal passando na suoerficie do perimetro urbano estara imputando no municipio sua maior mazela .
Será um grande lixâo de resto de amimais donesticos , lixo organico e até local de descarte de defuntos produtos de outros crimes !
Não pode ser simplesmente aprovado este projeto como está a Cidade estará morta não tera por onde desenvolver com qualidade de vida .
A vale preserva a floresta , a flora e a fauna e as pessoas!
Hoje
A ferrovia cortará uma faixa do perímetro urbano à altura do Centro de Formação Paroquial, na rodovia PA-160, sentido Canaã dos Carajás; a rodovia PA-275, próximo ao loteamento Nova Carajás, saída para Curionópolis; passará aos fundos do Bairro Minha Casa Minha Vida, nas proximidades do Projeto Pipa; e irá até a EFC, no Bairro Palmares Sul.
O projeto futuro PARAUAPEBAS 500 seu perimetro urbano estará comprometido estamos de olho!
O impacto na cidade será irreparável!
Fico na torcida para que esse pessoal do meio ambiente não tenha a boca muito grande, e libere logo esse projeto para trazer mais prosperidade para o nosso Peba.
PROJETO PARAUAPEBAS 500 – COMUM RAMAL FERROVIÀRIO TRAZENDO TODAS MAZELAS PARA O MUNICIPIO – O texto esta pronto e será publica em rede de comunicação nacional.
A vale valoriza os bichos , peserva a natureza e as pessoas !
A cidade estará comdenada a ter uma ferrovia cortando sua área mais valorizada e com paizagismo decente e ficará precionada entre o ramal e a floresta nacional de carajás .
Isto é uma Vergonha!
O povo tem que manifestar !
ICMBIO protegi os bichos Otimo ! Quem protege a população desta mazela que a VALE quer empurrar para o Municipio!
A equipe de técnicos ( Projeto do Ramal) pode fazer um projeto bem melhor do que foi apresentado – Um Tunel no perimetro urbano é bastante viável e barato tem engenharia bastante eficiente para isto o metro de São Paulo e Rio de Janeiro tem esta tecnologia a mais de 30 anos e cada vez mais rapida e barata!
Vamos a luta por uma ParaUAPEBAS MELHOR !
Será utilizado por consumidores de crak ao longo e de sua faixa urbana
Porque não fazer um tunel de 32 Km cortando o perimetro urbano do municipio ou dois tuneís de 14 Km com uma tricheira de 4 km entre eles.
A cidade estará comdenada a ter uma ferrovia cortando sua área mais valorizada e com paizagismo decente e ficará precionada entre o ramal e a floresta nacional de carajás .
Isto é uma Vergonha!
O povo tem que manifestar !
ICMBIO protegi os bichos Otimo ! Quem protege a população desta mazela que a VALE quer empurrar para o Municipio!
A equipe de técnicos ( Projeto do Ramal) pode fazer um projeto bem melhor do que foi apresentado – Um Tunel no perimetro urbano é bastante viável e barato tem engenharia bastante eficiente para isto o metro de São Paulo e Rio de Janeiro tem esta tecnologia a mais de 30 anos e cada vez mais rapida e barata!
Vamos a luta por uma PARAUAPEBAS MELHOR !
ESTE RAMAL È O FIM DO PROJETO PARAUAPEBAS 500 !
Onde vai ser o desenvolvimento da cidade entre uma ferrovia e a FLONA
Uma cidade cercada pela Ferrovia!
Bicho tem mais valor que gente !
Este ramal será o inicio do fim da MOBILIDADE do Municipio.
Será um lixão e aminais mortos , Gente insimerada, pedaços e restos de aminais domesticos.
O em um futuro bem proximo uma área de esterminio de pessoal com alibi de outros crimes.
Será utilizado por consumidores de crak ao longo e de sua faixa urbana
Porque não fazer um tunel de 32 Km cortando o perimetro urbano do municipio ou dois tuneís de 14 Km com uma tricheira de 4 km entre eles.
A cidade estará comdenada a ter uma ferrovia cortando sua área mais valorizada e com paizagismo decente e ficará precionada entre o ramal e a floresta nacional de carajás .
Isto é uma Vergonha!
O povo tem que manifestar !
ICMBIO protegi os bichos Otimo ! Quem protege a população desta mazela que a VALE quer empurrar para o Municipio!
A equipe de técnicos ( Projeto do Ramal) pode fazer um projeto bem melhor do que foi apresentado – Um Tunel no perimetro urbano é bastante viável e barato tem engenharia bastante eficiente para isto o metro de São Paulo e Rio de Janeiro tem esta tecnologia a mais de 30 anos e cada vez mais rapida e barata!
Vamos a luta por uma ParaUAPEBAS MELHOR !
Verdade
Será que vai ficar muito perto das residência. Se for igual na Palmares Sul, acabou o sossego e vai desvalorizar os lotes. O solo vibra com a passagem da locomotiva. Paredes das Casas vão trincar, além da buzina que pertuba. Que me diga o povo que mora na Palmares