Os primeiros finalistas do IV Fempa – Festival de Música de Parauapebas – foram definidos ontem, dia 16, no primeiro dia do festival. Doze competidores se apresentaram na Praça de Eventos e o encerramento ficou por conta do show da cantora paraense Lia Sophia.
O público presente pode assistir à classificação das músicas “A fé”, interpretada pelo macapaense Sérgio Sales; “Minha Aldeia”, de Chermont Júnior, também de Macapá; “Quintessências”, da cantora Ivânia Catarino, de Belo Horizonte; “Rinha”, do também macapaense Dilean Monper; “Velho Amigo”, interpretada por Renato Calil, de Parauapebas; e “Voraz”, da intérprete Alba Maria, de Belém do Pará.
Para Leonardo Nery, professor de Literatura e jurado do festival, com relação às letras, as músicas deste ano tiveram uma melhor apresentação do que as da edição anterior. “O nível das letras está mais elevado, especialmente com relação às composições poéticas”, afirma. Hoje à noite, a partir das 21h, ocorre a segunda eliminatória do festival, quando serão definidos os seis últimos finalistas. Após as apresentações, a MPB toma conta do palco com o show da cantora amapaense Patrícia Bastos.
A grande final ocorre no sábado, dia 18, com a apresentação do Grupo Casuarina, vencedor do Prêmio da Música Brasileira na categoria “Melhor Grupo de Samba”. No último dia do IV Fempa, o público poderá eleger a melhor música do festival. Serão distribuídas cédulas de votação para a escolha do vencedor do prêmio “Voz do Povo”, que irá receber 2.500 reais, além do troféu.
A melhor música de Parauapebas fica com o prêmio “Prata da Casa” e fatura 2.500 reais. O primeiro lugar do festival leva pra casa 7 mil reais, o segundo recebe 5 mil e o terceiro, 3 mil. Melhor letra e melhor intérprete recebem 2 mil reais, cada um.
Texto: Diego Pajeú – Foto: Lucy Fabris
[ad code=1 align=center]