A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (Semsa) começa a partir desta segunda-feira (25) fazer testagem para a Covid-19 em todas as unidades básicas de Saúde (UBS) do município. Com isso, as pessoas que apresentarem sintomas do novo coronavírus poderão procurar a UBS mais próxima de sua residência para serem avaliadas.
Segundo o secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras, a ampliação dos testes irá dar um quadro real do número de infectados pelo vírus no município, que é o que registra maior número de casos positivos da doença nas regiões sul e sudeste do estado. “Agora, além dos testes rápidos já realizados no Pronto Socorro do HGP e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), pessoas sintomáticas poderão realizar o exame também nas unidades básicas de Saúde”, ressalta Laranjeiras, observando, no entanto, que somente quem tem um quadro sintomático há, no mínimo, oito dias poderá o fazer o exame.
De acordo com o prefeito Darci Lermen, o objetivo da expansão dos testes rápidos para as UBS é o de monitorar as pessoas sintomáticas, verificar se elas estão com o coronavírus para fazer corretamente o isolamento social ou para que sejam encaminhadas para o atendimento adequado. “É muito importante que tenhamos compreensão neste momento e entender que não será qualquer pessoa que poderá fazer o teste, mas somente pessoas com sintomas e que se enquadrarem nos critérios médicos”, acrescenta Darci.
A Semsa orienta que a pessoa, antes de recorrer à Unidade de Saúde, primeiro entre em contato com o Disk-Covid, para receber uma avaliação da equipe e, assim, evitar a sobrecarga no atendimento. O Disk-Covid oferece atendimento exclusivamente pelo whatsapp por meio do número (31) 98625-3239, que funciona 24 horas por dia e é gratuito.
Na UBS, a pessoa passará por avaliação médica e, conforme o quadro clínico, irá fazer o teste rápido. Dependendo do caso, o paciente será encaminhado para o Hospital de Campanha ou HGP.
Os testes rápidos devem ser sempre indicados por um médico, que levará em consideração o período do início dos sinais e sintomas da doença. A Semsa informa ainda que, também nesta segunda-feira, irá realizar a segunda fase de testes rápidos em profissionais de saúde das UBS e de outros órgãos municipais.
A primeira fase foi destinada aos profissionais das unidades de retaguarda, como da UPA, Pronto Socorro e Hospital Geral de Parauapebas (HGP). Segundo a secretaria, aproximadamente quatro mil testes vão atender profissionais que atuam nos serviços de saúde de e também agentes de segurança pública (como policiais, bombeiros e guardas municipais), idosos, portadores de doenças crônicas e pessoas economicamente ativas que apresentarem sintomas de síndrome gripal.
A diretora da Atenção Primária à Saúde, Késia Gomes, explica que o teste rápido será usado como auxílio médico no diagnóstico e melhor tratamento da Covid-19. “Uma ampla estratégia de testagem é crucial para controlar a epidemia causada pelo novo coronavírus, uma vez que vai ajudar a identificar de maneira mais célere quem tem anticorpos contra SARS-CoV-2 e que medidas de isolamento, acompanhamento e intervenção podem ser realizadas com maior acerto para a população. No caso dos profissionais de saúde e segurança pública, após o tratamento adequado, poderão voltar mais rápido ao serviço e atuar com segurança no atendimento da população”, destaca Késia Gomes.
Teste rápido– O teste rápido disponível nesse primeiro momento em Parauapebas é denominado SARS-CoV-2 Anbody test, da fabricante Guangzhou Wondfo Biotech Co. LTDA, e detecta anticorpos IgM/IgG contra SARS-CoV-2. De acordo com a Semsa, esse teste foi analisado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz e obteve parecer satisfatório.
No Brasil, a representante legal da fabricante é a empresa Celer Biotecnologia S/A, que disponibiliza o mesmo teste nacionalmente com o nome ONE STEP COVID-2019 TEST. Os testes devem ser feitos a partir do oitavo dia do início dos sintomas de síndrome respiratória (como febre, tosse, dificuldade para respirar ou dor de garganta) para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19.
Os testes rápidos são realizados por meio de amostras de sangue capilar ou venoso e o resultado é verificado após 15 minutos da sua realização. Esse é um teste qualitativo para triagem que deve ser usado como uma ferramenta complementar no diagnóstico da doença.
Medicamentos – Outra medida da Semsa no enfrentamento à pandemia foi selecionar quatro das 23 unidades básicas de Saúde da zona urbana para serem “Unidades Polos” de entrega de medicações para a população com diagnóstico da Covid-19. Os kits serão entregues com apresentação de receita médica. Essas unidades, durante o período da pandemia, deixam de ter atendimentos rotineiros e passam a ter atendimentos exclusivos para o novo coronavírus, evitando o contato de pessoas sintomáticas com pessoas sem contaminação.
As demais UBS do município vão absorver a demanda dessas unidades. As quatro unidades que farão entregas de medicamentos são UBS do Bairro Guanabara, à Rua Mané Garrincha S/N; UBS Jardim Canadá, na Rua 77, Lot-03 Qd-36 ; UBS Liberdade I, à Rua Gonçalves Dias, esquina com Perimetral Norte; e UBS Minérios, na Rua 19, próxima à Praça do Bairro dos Minérios.
(Tina Santos- com informações da Ascom PMP)