A Unidade Básica de Saúde da Palmares Sul foi contemplada com uma ambulância de suporte básico, para transportar pacientes da localidade para atendimento de urgência e emergência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Socorro Municipal e Hospital Geral de Parauapebas (HGP). O veículo foi entregue nesta quinta-feira (22) pelo prefeito em exercício, João do Verdurão, e o secretário municipal de saúde, Gilberto Laranjeiras.
Distante oito quilômetros do centro da cidade, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jerônimo de Freitas, localizada no Bairro Palmares Sul, atende aproximadamente 12 mil pessoas da comunidade e da região, boa parte reside em área rural. “É complicado ter que transportar uma pessoa que está entre a vida e a morte sem suporte de uma ambulância. Agora nossa comunidade não terá mais esse problema”, comemora Ana Paula Santos, que é auxiliar de Educação Infantil e mora no bairro, que até pouco tempo atrás era zona rural de Parauapebas.
O prefeito em exercício destacou que é uma das preocupações do governo municipal investir para melhorar a estrutura de saúde não só na cidade, mas em todas as comunidades do município. “Quando a gente recebeu as novas ambulâncias mês passado, uma das preocupações era colocar um carro aqui, na Palmares Sul, para facilitar o transporte dos pacientes. E assim estamos fazendo. É papel do governo avançar na estrutura da saúde, para melhor atender as pessoas e assim salvar vidas”, afirmou João do Verdurão.
O secretário de saúde, Gilberto Laranjeiros, reforçou a importância de disponibilizar o veículo para o atendimento da comunidade. “Com a ambulância aqui, vamos trazer mais mobilidade, mais saúde pública, mais salvamento de vidas, mais agilidade”, pontuou Laranjeiras, ao destacar que o veículo foi adquirido com recursos próprios do município.
Logo após a cerimônia de entrega, um idoso, vítima de acidente na zona rural, chegou à UBS para buscar atendimento e foi imediatamente conduzido na nova ambulância para o serviço de urgência e emergência do Hospital Municipal e depois para o Hospital Geral de Parauapebas (HGP).
Tina DeBord
Foto: Ascom PMP