Wanterlor Bandeira informa em seu Blog que o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores resolveu bater de frente com o Secretário Municipal de Saúde, Alex Pamplona e o Governo Municipal, que desejam implantar em Parauapebas o modelo de gestão via OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – para administrar o Hospital Municipal Teófilo Soares.
Segundo informa Wanterlor, em documento emitido pelo Diretório e postado em seu Blog, a orientação é para que a bancada do partido na Câmara municipal seja terminantemente contra tal implantação. O Diretório também convocou o prefeito Darci Lermen para que apresente, diante dos membros daquele Diretório, as devidas explicações sobre a escolha da OSCIP Bem Viver.
No documento do Diretório deixa explícito que todo e qualquer membro do partido que se posicionar favoravelmente à, segundo o documento, “privatização da saúde pública municipal”, será sumariamente expulso do quadro de filiados do partido.
Parece que o PT local se esqueceu daqueles velhos tempos em que foi criado nacionalmente o partido e que seus membros tinham como meta a liberdade. Liberdade para escolher, trabalhar, se expressar, opinar, etc. Me parece que o Diretório local, baseado em determinações outrora anunciadas pela direção nacional, esqueceu-se de que a liberdade, tão sonhada e perseguida por todos, jamais pode ser retirada depois que lhe é facultada. Para reflexão, deixo a frase de Rui Barbosa: “ de todas as liberdades, a do pensamento é a maior e a mais alta. Dela decorrem todas as demais”.
Karl Max, idolatrado por muitos petistas, disse certa vez: “ Vamos, caia fora! Últimas palavras são para tolo que não falaram o bastante!”. Em Parauapebas, esses tolos podem sequer falar.
20 comentários em “Parauapebas: Diretório Municipal do PT se pronuncia contra a escolha da OSCIP Bem Viver e promete expulsar quem for a favor”
Essa Liberdade para escolher, se expressar, opinar, foi modificada completamente pela atual gestão. E a consequencia disto está aí.
Temos “um prefeito” perseguidor, que não reuni com seu partido, não ouve, não discuti, não apararece em nenhum lugar. So tem uma pessoa de contato, o atual prefeito da cidade Sr. Margalho, que usa seu poder de persuação para falar so o que lhe convem, como consequencia temos essas atitudes do Partido que está corretissima.
Se o prefeito não faz nada, que faça o partido então!!!!
Que o partido não pague pela inoperancia destes dois homens que não estão nem um pouco preocuopados com nossa cidade.
Concordo plenamente com o Renato, INTERIORIZAR PARA DEPOIS EXTERIORIZAR – NÃO tem como ser diferente – é agora ou nunca! – Senão vou ter saudades do PT pobre o resto da vida, (onde tínhamos a força, vontade, nos reuníamos com espírito público e achávamos que poderíamos comandar um município rico em favor dos menos necessitados) ou pelo menos enquanto eu morar em Parauapebas.
Infelismente vivemos o caos na administração e na mídia. Senhor Zé Dudu, tenha postura de neutralidade, afinal és no momento um veículo de transformação, debates etc… Mantenha postura de jornalista/reportercondutor de informação.
O PT precisa urgente de se reunir, escutar seus militantes, se REERGUER INTERNAMENTE para depois se reerguer EXTERNAMENTE, aí sim começar a opinar para o povo. Falar em proibir sem ao menos ter respeitabilidade interna só aumenta o caos.
Agora, ser contra esta OSCIP E desse jeito eu também sou. Quem é que vai colocar uma pessoa metida em fraucatuas para cuidar do seu dinheiro. O Darci coloca porque o dinheiro não é dele. FEITA A REVOLUÇÃO NO PARTIDO, OS MILITANTES O FARÁ NAS RUAS. Sendo sacana no Partido, os militantes o será nos blogs
Desde quando o Zé Dudu é a favor da PMP, pensei que ele fosse contra. Hehehe. E alias todoss eram pra ser, porque é administração pessima.
O diretorio só se manifesta agora, duvido se ele participa do conselho. E para O Damilson Barros: Desde quando o Sus foi bom ou funcionou como era pra funcionar?
Caro Zé, você não sabe nada de PT então deixe a turma irmão! Segue abaixo trecho da resolução do 3° congresso do PT, dando pleno apoio ao SUS.
O PT foi um dos principais protagonistas da criação do SUS, que participou de todas suas lutas sociais em sua defesa, apresentou propostas em todas as Conferencias de Saúde realizadas nesse período e vem desenvolvendo inúmeras experiências bem sucedidas de sua implementação em gestões municipais, estaduais, desde 2003, no governo federal, e que, também, foi responsável pela proposição e aprovação da Emenda Constitucional nº 29/2000, que definiu a responsabilidade das 3 esferas do governo com relação ao financiamento do sistema e, ainda, foi autor do Projeto de Lei Complementar que regulamenta a EC 29 e de seus substitutivos. O PT reafirma sua defesa intransigente do SUS como DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO, seus princípios e diretrizes e o pacto pela saúde, entendendo a saúde como um bem público de toda a sociedade, que o conjunto de serviços da saúde, sejam públicos ou privados, devem estar sob efetiva gestão pública onde o Estado regule o mercado no interesse público e não o mercado molde o Estado na lógica dos interesses do capital. Defende o governo e seu programa de governo para a saúde, vitorioso nas campanhas eleitorais. Defende a interlocução permanente dos setoriais com governos do PT, em especial do setorial nacional de saúde com o Ministério da Saúde, além dos setoriais estaduais e municipais com as respectivas secretarias de saúde. Defende, também, o envolvimento do conjunto da sociedade num amplo processo de participação popular no Pacto em defesa do SUS.
Por Damilson Barros
Não tenho tempo pra pesquisar seus textos… mas sua postura é a de ” CHAPA BRANCA” , sim!
Francisco,
É a sua opinião, fazer o que?
Caro Zé Dudú:
A democracia,ainda que democracia, não deve prescindir de regras.
Mesmo no campo da politica partidária, essa atividade tão desvirtuada pelo “tudo pode,desde que atenda meu interesse”isso deve acontecer.
O PT, como todo e qualquer partido politico, possui um estatuto a qual o cidadão, ao se filiar, deve obediência.
Esse estatuto, em diversos artigos,enumera o dever da fidelidade partidária às decisões-tanto de cunho administrativo quanto político- tomadas pelas diversas instâncias partidárias.
Ao filiado-democraticamente- é permitido discordar, sugerir, propor alterações,no âmbito interno, até o momento em que o processo é encerrado, por votação.
A partir daí, a democracia,no seu papel de “ditadura da maioria”,passa a prevalecer, sendo absolutamente lícito a imposição de sanções aos que não se dispuserem acatar as regras democraticamente pré-estabelecidas.
Isso-e somente isso- é o que ocorreu nesse episódio.
O Diretório Municipal é instância legitimada para emitir
determinaçoes aos seus filiados locais, os quais(eis democracia em todo seu esplendor) são absolutamente iguais, em direitos e deveres, perante a Lei.
Aos demais partidos ,cabe o exemplo.
Abraços:
José Omar
O problema maior de Parauapebas é a política. Enquanto houver o radicalismo não se construirá nada. A maioria que acessa e comenta nesse blog é assumidamente defensor da premissa: “Existe governo nessa terra? Sou contra!”
Há momentos em que é necessário esperar para ver o que acontece e dar crédito aos que tentam, de alguma forma, mudar.
O SENHOR ZÉ DUDU É ACINTOSAMENTE A FAVOR DE TUDO QUE O GOVERNO PROPÕE…E RADICALMENTE CONTRA TODOS OS QUE SE PROPÕEM DEMANDAR CONTRA A ADM MUNICIPAL… POR QUE SERÁ ???…
Francisco, me aponte ai no texto aonde está dizendo que sou contra ou a favor de algo proposto por este governo. O que o texto tentou trazer à baila foi o modo como o diretório tratará quem se opor a decisão dele. Mas, já que tocou no assunto, sou a favor da implantação da OSCIP. disse isso inclusive em reunião do Conselho Municipal de Saúde que discutiu o assunto. Todos foram convidados e poucos participaram. O CMS autorizou a implantação e só agora o diretório do PT vem demonstrar sua insatisfação, quando deveria ter feito naquela reunião. Penso, no entanto, que a PMP deve escolher uma organização que tenha, alem de conhecimento de gestão, um bom conceito jurídico, trabalhista e cumpridora dos seus deveres.
Eu, Marcos, venho a público e proponho ao Partido um debate sobre a questão da OSCIP e sua PRATICIDADE . e que me expulse quem tiver moral pra isso.
NAO É O PT O ÚNICO PARTIDO QUE EXIGE DE SEUS FILIADOS OBSERVANCIA DO ESTATUTO ALÉM DE FIDELIDADE PARTIDÁRIA. O QUE NAO SE PODE PERMITIR É O QUE ESTAO QUERENDO IMPOR À COMUNIDADE, SEM AMPLO DEBATE. O PARTIDO DOS TRABALHADORES,ESTÁ SIM, COM TODA A RAZAO.
Dirceu, o debate é salutar. Pelo ofício do partido,´os seus membros não poderão debater. Essa é a questão!
Existe uma confusão de entendimento Zé, porque os partidos são entidades que tem uma determinada linha ideológica e política. Por isso existem inúmeros de diferentes orientações, liberais, socialistas, de esquerda de direita, etc. E também a função do partido não é só de participar do processo eleitoral não é de intervir na sociedade defendendo os interesses de seus correligionários, sendo que quem detêm um mandato tem que defender essa parcela da sociedade a qual se abriga em uma determinado partido, a discussão já foi feita e a maioria do partido decidiu por este posicionamento e acabou. O partido é uma instituição coletiva e não individual.
Pebense, não sou contra a decisão do partido e tão pouco tenho opinião formada sobre o assunto. Sou contra a expulsão sumária de agentes do partido que se pronunciarem contra a decisão. Isso, no meu entender, não é democrático e tão pouco salutar para a política local.
Então se o Darci (o quase prefeito) continuar com a ideia da OSCIP ele deverá ser expulso. Ou essa resolução é so para os pobres mortais do Partido.
Vamos ver o que vai dar essa celeuma.
Uma coisa é certa: Se a oscip não passar, o secretario de saúde já começa com uma derrota.
POVO: ENTREM NESSA DISCUSSÃO – ISSO AFETA DE MODO POSITIVO OU NEGATIVO A VIDA DE VOCES
O diretório do PT mais uma vez radicalizou. Expulsar quem tem opinião diferente não acho ser o melhor caminho para a construção de uma democracia ampla.
É a volta da ditadura!